Montemor-o-Velho | Câmara aprova orçamento de 30,65 milhões

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho aprovou esta quarta-feira, dia 15 de dezembro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022, no valor de cerca de 30,65 milhões de euros. A valorização do território, a qualidade de vida dos munícipes, o ambiente, a educação, as respostas no âmbito da ação social e da cultura são algumas das prioridades definidas neste documento.

A proposta foi aprovada por maioria, com a abstenção dos vereadores da coligação PPD/PSD CDS-PP, e será remetida à Assembleia Municipal para deliberação.

Refletindo a sustentabilidade financeira do Município, o Orçamento para 2022 mantém a tendência de desagravamento fiscal sobre os munícipes e as empresas, apoiando famílias e empresários locais nesta altura de grande incerteza causada pela pandemia da Covid-19. O executivo liderado por Emílio Torrão propõe, assim, a manutenção dos valores dos impostos locais em toda a linha: fixando a taxa do IRS em 4,5%, do IMI em 0,34% e da derrama em 1,4%. Estas propostas foram aprovadas por maioria, tendo os votos contra dos três vereadores da coligação do PPD/PSD CDS-PP.

Com o intuito de continuar o trabalho de consolidação orçamental e financeira, os documentos espelham a vontade em ultrapassar os desafios dos últimos anos e criar oportunidades para manter a estratégia de transformação de Montemor-o-Velho num município mais desenvolvido, qualificado e competitivo.

Assim, o orçamento reflete um conjunto alargado de ações de investimento com vista à continuidade da melhoria das condições de fruição dos cidadãos, destacando-se as obras ao nível do “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e que abrangem, a título de exemplo, as intervenções nos centros históricos ou na frente ribeirinha de Montemor-o-Velho, assim como estão contemplados investimentos na Proteção Civil, no Parque de Máquinas, nas áreas da cultura, ação social e educação, não esquecendo, igualmente, as preocupações ambientais e de sustentabilidade e as políticas de atração e fixação de empresas nos polos empresariais do concelho.

As propostas de regulamento do Cartão Jovem Municipal e da redefinição da estrutura organizacional do Município ou a assinatura do protocolo de cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila foram outros dos assuntos debatidos no decorrer da reunião do Executivo montemorense.