Biodiversidade do Paul do Taipal incentiva alunos a defender a Natureza

A manhã foi de descoberta, sensibilização e muitas fotografias no Paul do Taipal, em Montemor-o-Velho. Por ocasião do Dia Mundial das Zonas Húmidas, assinalado a 2 de fevereiro, a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, em colaboração com o Município de Montemor-o-Velho, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), e com o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, deu a conhecer a importância do Paul do Taipal aos alunos do 1º ano dos cursos de multimédia, logística e produção agropecuária.

A iniciativa, desenvolvida no âmbito da Educação para a Cidadania e do projeto Eco-Escolas, apresentou aos alunos “um dos ex-líbris do concelho, do distrito e do país”, conforme referiu Luís Leitão, do ICNF.

As zonas húmidas fornecem “serviços de ecossistemas essenciais à condição da vida humana”, nomeadamente ao nível da “purificação das águas” e são “uma das áreas que mais fixa carbono na superfície na terra, 60% mais que qualquer floresta”, esclareceu.

Ao fazer referência às mudanças que podem vir acontecer nos ecossistemas devido às alterações climáticas, o vereador Décio Matias sublinhou: “A preocupação com o Ambiente deve ser concelhia, nacional e mundial e tem de começar, forçosamente, em cada um de nós. Por isso, espero que esta seja uma visita enriquecedora e que possam sensibilizar os vossos colegas, amigos e familiares para esta temática”.

No momento, Hélder Araújo, coordenador do SMPC, deu nota das medidas que estão em curso para que, em breve, seja possível “ver, conhecer e usufruir” do Paul do Taipal, especialmente através do passadiço de visitação e do Centro Interpretativo.

A par da visita de sensibilização ambiental, a iniciativa organizou um concurso de fotografia dirigido aos alunos da escola e que contou com um momento de conversa, repleto de conselhos e dicas, com o entusiasta da vida animal e fotógrafo amador João Figueiredo.

Recorda-se que o Paul do Taipal está classificado como Zona de Proteção Especial para a Avifauna (ZPE) e é Zona Húmida de Importância Internacional designada como Sítio Ramsar 2001.