Festival do Arroz e da Lampreia regressa em formato presencial

Em março, o Festival do Arroz e da Lampreia (FAL) está de regresso ao formato presencial, quer nos restaurantes aderentes quer no recinto do evento em Montemor-o-Velho, e volta a promover uma deliciosa, e muito aguardada, viagem pelos sabores do campo e do rio.

A aprovação das normas de participação e funcionamento da 20ª edição do certame gastronómico na reunião do executivo montemorense, realizada esta sexta-feira, marca o arranque da preparação do evento que pretende divulgar o património gastronómico e cultural do concelho.

À margem da reunião, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, enfatizou que “março será o mês da exaltação da excelência da gastronomia e da cultura concelhias, mas também de reencontros e esperança. Vamos continuar a trabalhar para afirmar este evento como um dos grandes festivais gastronómicos da região centro e do País."

No ano em que celebra 20 anos e depois de, no ano passado, o evento se ter realizado “em casa", em 2022 o Festival do Arroz e da Lampreia volta a ter vista privilegiada para o Castelo de Montemor. De 11 a 20 de março, o genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego voltam a brilhar nas mesas das tasquinhas do certame gastronómico.

Para além da excelência da gastronomia, o Festival do Arroz e da Lampreia continua a apostar na promoção dos produtos endógenos, da cultura e tradições de Montemor-o-Velho, reforçando o enfoque na qualidade.

A par do regresso presencial do FAL, a iniciativa, organizada pelo Município de Montemor-o-Velho, mantém uma das novidades do ano anterior, uma plataforma digital do festival, que, durante todo o mês de março e em formato online, vai disponibilizar diversos conteúdos, nomeadamente com a feira virtual e divulgação dos restaurantes aderentes, com venda de produtos endógenos e refeições em regime de takeaway.

À semelhança das anteriores edições, os restaurantes do concelho são desafiados a associarem-se aos valores do Festival com uma mostra gastronómica ao longo de todo o mês de março.

Em contagem decrescente para o FAL 2022, as maravilhas dos produtos do campo e do rio preparam-se para (continuar a) proporcionar uma deliciosa e inesquecível experiência gastronómica e cultural no concelho de Montemor-o-Velho.

Participação no festival com candidaturas abertas até 14 de fevereiro

De 5 a 14 de fevereiro, está a decorrer o período de candidaturas para os diversos espaços e setores da tenda do Festival do Arroz e da Lampreia (FAL), localizada no Largo da Feira, em Montemor-o-Velho, mas também para os restaurantes do concelho que se associam, anualmente, ao evento gastronómico.

Estão disponíveis os setores de artesanato concelhio, mercado de produtos endógenos, comércio e serviços, espaços publicitários, bares, petisqueiras, doçaria local, tasquinhas, exposição de maquinaria agrícola e terrados.

As candidaturas podem ser feitas através do site do Município, de forma presencial no Balcão Único, por correio com o envio para Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Praça da República, 3140-258 Montemor-o-Velho ou por correio eletrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Após o encerramento do período de inscrição, a comissão do Festival, num prazo de cinco dias úteis, comunica por escrito a admissão ou exclusão da candidatura.

Consulte toda a documentação aqui.