Sessão “Cuidar dos Cuidadores Informais” assinalou Dia Mundial do Doente

O Município de Montemor-o-Velho realizou uma atividade de sensibilização subordinada ao tema “Cuidar dos Cuidadores Informais”, no dia 11 de fevereiro de 2022, na freguesia de Arazede.

A iniciativa, desenvolvida no âmbito do Programa “Seniores em Movimento”, procurou assinalar o Dia Mundial do Doente que foi instituído pelo papa João Paulo II, a 11 de fevereiro de 1992.

A qualidade de vida do cuidador informal influência diretamente o bem-estar do dia a dia da pessoa doente, pelo que é considerado fundamental e de extrema importância minimizar a sobrecarga vivenciada pela prestação de cuidados informais e aumentar a qualidade de vida dos cuidadores.

Neste sentido, com objetivo de “cuidar de quem cuida”, estas ações irão desenvolver-se em várias fases durantes o mês de fevereiro, pelas freguesias do concelho, visando a identificação de cuidadores informais e de ações de capacitação, garantindo o apoio ao nível psicológico, emocional e social, em articulação com os serviços de saúde.