Município incentiva jovens a fazer ouvir a sua voz

As primeiras sessões “O Futuro começa agora!” começaram hoje na Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego com os jovens a serem desafiados pelo Município de Montemor-o-Velho a pensar e a exprimir os seus desejos para o concelho onde vivem e estudam, mas também para a região e para o país.

“Estamos aqui para vos ouvir. Vocês têm de ter a responsabilidade e a confiança de que são a força motriz do futuro. É um privilégio ouvir-vos, mas quero que compreendam que estão também perante um momento em que podem começar um processo de mudança nas vossas vidas e no que vos rodeia”, começou por referir a vereadora Diana Andrade.

A iniciativa pioneira no concelho pretende dar mais visibilidade à juventude e fornecer um conjunto de conhecimentos que podem contribuir para o seu desenvolvimento, e, por isso, no momento, a vereadora da Educação e Juventude deixou uma garantia: “Quando não conseguirmos responder ou resolver os vossos problemas, nós teremos a obrigação de levar a vossa voz a outros fóruns”.

Com palavras de confiança, Diana Andrade lembrou ainda que “todos os contributos são válidos” e explicou: “As vossas ideias serão integradas no plano que está em desenvolvimento para a área da juventude. O plano será apresentado para aprovação no conselho municipal da juventude, por forma a poder a ser implementado e começar, assim, a concretizar as vossas ideias e os vossos sonhos”. “O futuro começa agora e o futuro é desafiante”, reforçou.

A constituição de uma associação que dê apoio e orientação aos estudantes de outros países que venham estudar para o concelho e/ou para o país, ou medidas e projetos na área ambiental ou na promoção turística do concelho foram algumas das ideias que foram sendo partilhadas e alvo de debate no decorrer da iniciativa “O Futuro começa agora!”.

No momento, foram também dados a conhecer alguns projetos e instituições que atuam na área da juventude, assim como foram desvendadas algumas das iniciativas que estão previstas realizar no âmbito do Plano de Atividades – Juventude 2022 do Município.

Nos dias 24 e 25, as sessões “O Futuro começa agora!” realizam-se na Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, sendo que vão chegar também aos alunos e alunas do 10º, 11º e 12º anos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.