Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho celebram 90º aniversário com história, homenagens e reforço de equipamentos

A inauguração de duas ABSC – Ambulâncias de Socorro, ambas com o nome “Órgãos Sociais 2020-2023”, foi um dos momentos altos da comemoração solene do 90º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV), no dia 27 de fevereiro.
O programa festivo marcou o regresso das comemorações ao formato presencial, sendo aproveitado para reiterar a confiança no futuro da instituição montemorense, mas também para lembrar o passado, reconhecer o trabalho e a entrega de quem, ao longo dos tempos, se tem dedicado à AHBVMV.
Um desses exemplos foi a apresentação informal do início do núcleo museológico presente na sala da direção da associação montemorense.
Na sessão solene, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, deixou palavras de confiança à corporação montemorense e à sua direção, reconheceu o trabalho desenvolvido pela AHBVMV e reiterou “a imensa confiança e segurança” no comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Joaquim Carraco.
Ao reiterar “a total e incondicional admiração aos bombeiros de todo o país” por todo o trabalho que desenvolvem, Emílio Torrão sublinhou: “São 90 anos de bombeiros de Montemor-o-Velho. É uma honra, para todos nós, fazer parte dessa história”.
Durante a sessão solene e de forma transversal a todas as intervenções, foram abordadas as temáticas da pandemia, da ameaça à paz na Europa e da seca que se faz sentir atualmente no país.
No momento, o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Joaquim Carraco, lembrou o início dos bombeiros montemorenses e a sua evolução à atualidade, e o presidente da direção da AHBVMV, Nuno Rasteiro, aproveitou o momento também para deixar uma reflexão sobre a atuação da associação e para agradecer o apoio da autarquia montemorense, desejando que esta “continue na defesa e valorização do concelho”.
A sessão contou ainda com as intervenções do presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho, do vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Marco Martins, e do 2º Comandante Operacional Distrital Operações de Socorro de Coimbra, em representação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (CODIS), Comandante Nuno Seixas.
A formatura e hastear da bandeira, a receção às entidades, a revista à formatura e guarda de honra, o desfile apeado e motorizado, as promoções e condecorações a bombeiros (medalhas de altruísmo e assiduidade), da responsabilidade do Comando Operacional, a entrega dos Crachás de Ouro – 35 Anos, da Liga dos Bombeiros Portugueses, e das Distinções Honoríficas da AHBVMV, nomeadamente a medalha de Serviços Distintos – Grau Prata, a Deolindo Correia, Júlio Delfim Torrão, Fernando Santos e ao Comandante Jaime Carlos Marta Soares; e a medalha de ouro ao Comandante Morais Jorge foram alguns dos momentos que marcaram também a comemoração do 90º aniversário da AHBVMV.