Mulheres Ucranianas homenageadas no Dia Internacional da Mulher

Dezenas de trabalhadoras e dirigentes do Município de Montemor-o-Velho concentraram-se, no dia 8 de março, em frente aos Paços do Concelho, e, enquanto se escutava o hino da Ucrânia, empunharam cartolinas amarelas e azuis de modo a formar a bandeira ucraniana.

O sentido gesto solidário para com as mulheres, crianças e famílias que abandonam diariamente a Ucrânia não deixou ninguém indiferente e pretendeu assinalar também o Dia Internacional da Mulher.

O desafio partiu da vereadora Diana Andrade que, no momento, agradeceu “a resposta unânime e o gesto de solidariedade” para com “o exemplo e a garra das mulheres da Ucrânia, que lutam pela sua liberdade e pela sobrevivência”.

“Uma homenagem simbólica não lhes transforma a vida, não lhes mata a fome, não acaba com a guerra, mas sabemos que a esperança é muito importante nestes tempos conturbados que vivemos” e, por isso, queremos assegurar e passar a mensagem que “se escolherem Portugal, se escolherem Montemor-o-Velho para retomar a sua vida, estará aqui um exército de paz, um exército de mulheres prontas para as receber”. “Estamos aqui, estamos solidárias”, sublinhou.

No decorrer da receção às trabalhadoras e dirigentes da autarquia montemorense, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, mostrou-se sensibilizado com a iniciativa e referiu: “É um orgulho partilhar o vosso exemplo de humanidade e de preocupação com o que se está a passar na Ucrânia”.

Ao aludir à importância das mulheres e à “sua capacidade de influenciar o mundo com mais amor e respeito pelo próximo”, Emílio Torrão, citando o secretário-geral de ONU, António Guterres, alertou para que “não deixem que o relógio da igualdade de género se atrase”.

“Têm que continuar a reivindicar a vossa posição na sociedade, no mundo, nos destinos de uma Junta de Freguesia, de uma Câmara Municipal, de uma qualquer organização ou empresa” e, por isso, “hoje, mais do que nunca, têm que assumir decisivamente esse papel”, frisou.

Ao reiterar “a coragem inaudita” das mulheres ucranianas, Emílio Torrão desejou que a igualdade de género esteja cada vez mais presente com “a afirmação do valor e do mérito”, sendo “uma demanda que tem que continuar porque todos os dias são dias da mulher”.