CPA mostra vitalidade em festa do 55º aniversário

O Complexo Social Sénior, na Abrunheira, foi pequeno para receber a festa de aniversário da Casa do Povo de Abrunheira (CPA). O momento festivo, realizado no sábado, dia 26 de novembro, reuniu dezenas de amigos, sócios, clientes, atletas, familiares e entidades. Celebrou-se também a cultura e o desporto, mostrando a vitalidade da instituição ao fim de 55 anos.
A encerrar a sessão solene de aniversário, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, lembrou o ano de 1994, “ano em que eu tinha outras funções e o ano em que a CPA foi transformada em IPSS”.
“Em 1994 eu não acreditava que a CPA se viesse a transformar numa instituição como esta”, reforçou.
Ao reconhecer o esforço de todos, Fernando Ramos sublinhou: “A CPA está no seu tempo, mas para além do seu tempo”.
De igual modo, Alexandra Ferreira, vereadora com o pelouro da ação social, fez questão de destacar “a visão e a capacidade da instituição em desenvolver um projeto inovador, sendo, em diversas áreas, uma instituição de referência do concelho e na região”.
“Reconheço que é através das parcerias com as IPSS que muitas das vezes conseguimos encontrar soluções para os problemas que se nos apresentam na área social, por isso desejo que a CPA continue a desenvolver o seu trabalho sob os valores da partilha e da solidariedade, mas sobretudo com a qualidade e inovação com que nos tem habituado”, asseverou.
De igual modo, o presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, deixou palavras de agradecimento “à atual direção da CPA por todo o trabalho que faz também em prol do desenvolvimento da União de Freguesias e do Concelho”.
Emocionado, mas feliz, José Carvalho, presidente da direção do CPA, deixou os habituais agradecimentos às entidades presentes, aos clientes, aos colaboradores e aos atletas que representam a instituição.
“A obra está à vista, mas queremos continuar a melhorar os nossos serviços”, esclareceu.
Com muitos motivos para se sentir orgulhoso do trabalho desenvolvido, o dirigente avançou: “Somos uma instituição reconhecida ao nível da saúde e somos a primeira instituição que tem equipas de saúde de saúde tradicional a colaborar com equipas de medicina complementar”.
Ao recordar que a participação nas tasquinhas da Feiro do Ano – Festas Concelhias e do Festival do Arroz e da Lampreia, em Montemor-o-Velho, possibilitou a angariação de verbas para “adquirir duas ambulâncias”, o dirigente manifestou a intenção de continuar a participar e de avançar “para um projeto bastante ambicioso”: criar uma sala neurossensorial.
A aposta no Turismo de Saúde e a criação de uma Unidade de Cuidados Diurna, a ser implementada no atual Centro de Dia, foram outros dos projetos apontados por José Carvalho.
A festa de aniversário, contou ainda com um beberete com “Fados à mistura”, os “parabéns a você” e uma Gala de Reconhecimento que destacou os feitos dos atletas que representam a CPA nas diversas modalidades.
A equipa de Boccia Sénior sagrou-se campeã nacional por equipas da região Centro e Sul, campeã nacional por equipas da região Centro e Sul (fase final) e alcançou o 3º lugar no campeonato nacional – individual.
No BTT (CXM, CXO e Ori-BTT), sagraram-se campeões regionais.
No Downhill (enduro e BMX Race), conquistaram a Taça de Portugal e sagraram-se Campeões Nacionais.