Empreendedorismo e Empregabilidade em destaque Encontro de Empresári@s e Dirigentes do concelho de Montemor-o-Velho

Esta 6ª feira, dia 13 de maio, o Encontro de Empresári@s e Dirigentes do concelho de Montemor-o-Velho foi um espaço de partilha e debate de ideias para os mais de 300 participantes em representação de cerca de 170 empresas, entidades e instituições.

A 4ª edição, subordinada ao tema “Apoios às Empresas & Empreendedorismo | Criação e Crescimento de Empresas e Emprego”, decorreu na Quinta do Outeiro em Tentúgal e foi promovida pelo projeto iMontemor4G (Programa CLDS de 4ª geração).

Com palavras de elogio à equipa do projeto CDLS 4G, aos dirigentes e à equipa da autarquia montemorense que atua na área da captação empresarial, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, desejou que o encontro possibilite “a partilha e o conhecimento entre empresários, permitindo o desenvolvimento da comunidade, da economia e do concelho de Montemor-o-Velho”.
Indo ao encontro das intervenções de Mário Fidalgo, da Ad Elo, e de José Guerra, da Associação Fernão Mendes Pinto, o autarca montemorense, ao sublinhar “que os empresários do concelho são fundamentais para o presente e o futuro da região”, deixou um desafio: “Animem a vossa associação comercial ou criem uma nova. É muito importante terem uma voz para que, de uma forma célere, possam ter um projeto de defesa dos vossos empreendimentos e de promoção da formação profissional para alimentarem as necessidades das vossas empresas”.
Salientando a resiliência do tecido empresarial concelhio, Emílio Torrão, que assume também a presidência da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, sublinhou: “Vocês são um exemplo de empreendedorismo e perseverança. Não desistam e continuem a lutar e a sonhar”.

Após a sessão de abertura, Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Paulo Santos, do Instituto Pedro Nunes, e Adelaide Crespo e Ana Marques, do Centro de Emprego da Figueira da Foz (IEFP, IP), apresentaram aos empresários diversos projetos e ações com vista a apoiar, reforçar e melhorar os seus negócios, sendo, também, uma oportunidade para criar mais emprego e atração de investimento para o território.

Durante o jantar, e de forma informal, continuou o reforço da rede de contactos e da criação de sinergias, tendo contado ainda com um momento de descontração e partilha com a participação especial de Francisco Menezes.

Recorda-se que o iMontemor4G (Programa CLDS de 4ª geração) é um projeto desenvolvido em parceria alargada, que tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, como entidade coordenadora a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e como entidades executoras a AFMP, Casa do Povo de Arazede e Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.