Município iniciou a recuperação do Pórtico do Solar dos Pinas

Começou a recuperação do Pórtico Solar dos Pinas, em Montemor-o-Velho. A intervenção, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, visa a qualificação, estudo, preservação e divulgação daquele património cultural concelhio.

Alvo de candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, o projeto cultural e artístico estratégico de recuperação do Pórtico do Solar dos Pinas tem um apoio no valor de cerca de 53 mil euros, com uma taxa de comparticipação de 80%, e foi iniciado em novembro de 2021. Após conclusão do relatório prévio, deu-se agora início aos trabalhos de recuperação do Pórtico.

Classificado como Imóvel de Interesse Municipal e propriedade do Município, o Pórtico do Solar dos Pinas localiza-se na vila de Montemor-o-Velho, na Rua Tenente Valadim, inserindo-se em área urbana do centro histórico.

Esta intervenção pretende, a título de exemplo, enriquecer o conhecimento dos visitantes relativamente ao património, despertar a necessidade de salvaguardar e proteger o património e incentivar a reflexão sobre temáticas patrimoniais, bem como promover atitudes que levem à preservação, divulgação e valorização do património cultural concelhio.

O objetivo desta candidatura foi, por isso, criar as condições para a visitação, fruição e divulgação de um elemento patrimonial relevante no concelho de Montemor-o-Velho.

Paralelamente à recuperação do Pórtico do Solar dos Pinas, o Município de Montemor-o-Velho submeteu, no dia 21 de março de 2022, uma candidatura ao PDR 2020, com um valor de investimento de cerca de 197 mil euros com uma taxa de comparticipação de 50%, estando, neste momento, a aguardar decisão.

Recorda-se que o edifício já faz parte do percurso de visitação turística do centro histórico de Montemor-o-Velho, pelo que o Solar dos Pinas é visitado e procurado com regularidade por diversos tipos de visitantes.

Informação Complementar:

O Pórtico do Solar dos Pinas pertence ao Solar da família Pina, de onde se destacam as figuras de Fernão de Pina e Rui de Pina. Entre os descendentes encontra-se Lopes Fernandes de Pina que veio a casar em Montemor-o-Velho com Leonor Gonçalves, filha de Pedro Gonçalves, cavaleiro-vassalo do rei D. João I e mulher Maria de Góis. Este fixou residência em Montemor, "construiu uns grandes passos cercados e coroados de ameias". Segundo alguns autores, tratou-se de uma cópia do solar dos Pinas, em Espanha (Aragão), demolido em finais do séc. XVIII.

O atual Solar foi restaurado por Francisco de Pina e Sá, descendente da família dos Pinas. Hoje, este edifício encontra-se profundamente alterado, fruto de diversas reformas e acrescentos, mantendo-se, para além do Pórtico, o muro ameiado.

Em termos artísticos, o Pórtico é constituído por porta de verga curva e cimalha sobrepujada por concha, enquadrada por duas colunas dóricas em frente de pilastras colocadas em diagonal. Sobre as colunas, dois vasos espiralados com fogaréus e no espaldar as armas dos Pinas. Apresenta características barrocas não só no tipo de elementos decorativos utilizados (brasão e terminação das colunas) como na própria organização dos suportes.