Dia Mundial da Criança celebrado nas escolas do concelho

Durante todo o dia 9 de junho, todos os jardins-de-infância (JI´s) da rede pública e privada e escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho de Montemor-o-Velho tiveram à sua disposição um insuflável que foi palco de muitas aventuras, risos e gargalhadas das crianças. A iniciativa assinalou a celebração do Dia Mundial da Criança e encerrou, da melhor forma, a programação desenvolvida pelo Município de Montemor-o-Velho.

Para assinalar a iniciativa, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, visitou alguns estabelecimentos de ensino e, de forma simbólica, entregou uma lembrança que foi distribuída em todos os JI´s e escolas do 1º CEB do concelho: o jogo educativo “Descobrir Montemor-o-Velho” e que pretende, de forma lúdica, desvendar o concelho às crianças.
“Queremos que seja um dia mágico e inesquecível para todas as crianças. Um dia de festa, sem nuvens escuras no horizonte e partilhado com os/as seus/suas colegas de turma”, referiu a vereadora com o pelouro da Educação.
Para Diana Andrade, “este dia pretende reforçar a importância do direito a brincar junto de toda a comunidade educativa. Por vezes, os desafios da vida atual e as múltiplas solicitações da atividade laboral e da vida familiar retiram espaço à brincadeira, mas é fundamental não esquecermos que esta é uma importante forma da criança desenvolver diversas competências”.
“Brincar é uma atividade muito importante e é para ser levada a sério”, frisou.

Em Montemor-o-Velho, a celebração do Dia Mundial da Criança contou também com a oferta, no dia 1 de junho, a todas as crianças de vasos com as ameias do Castelo com uma oliveira para ser plantada, e, no dia 4 de junho, com um dia repleto de atividades no Castelo, especialmente preparado para as crianças e para a suas famílias.