Festejos em Honra de Santo António voltam a animar Meãs do Campo

A música, a animação e a alegria contagiante dos/as marchantes das Marchas das crianças e dos idosos do Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo tomaram conta, esta noite, do adro da Capela de Santo António, nas Meãs do Campo.

As Marchas de Santo António fazem parte da programação das festividades que, este ano, regressaram à freguesia de Meãs do Campo e que decorrem entre 10 e 12 de junho.

Vítor Santos, em representação da comissão composta também por João Medina, Nélio Vieira, Nuno Fonseca, Miguel Teixeira, Paulo Serrador, Pedro Simões, Paulo Alves e Tiago Domingues, lembrou que a festa esteve alguns anos sem se realizar e que, por isso, decidiram “voltar a preparar os tradicionais festejos que tanto dizem à comunidade”.

“A adesão tem superado as nossas expetativas e sentimos que as pessoas já tinham saudades destes momentos de festa”, explicou.

À conversa com o presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, Paulo Valente, e com o pároco João Evangelista, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, à margem da iniciativa, saudou o regresso dos festejos ao formato presencial e fez questão de elogiar “o exemplo e a vontade da comissão de festas para não deixar cair no esquecimento uma festividade que faz parte do programa cultural e religioso da freguesia”.

“As marchas populares de Santo António são sempre, desde há vários anos, um momento de celebração intergeracional, com as crianças e os seniores a serem os promotores e os defensores das tradições e da cultura da nossa terra”, reforçou.

A realização do 1º Passeio de Tratores, a Prova de Esforço – Uphill Pulling e a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo foram algumas das iniciativas que fizeram parte da programação dos festejos em Honra de Santo António.

No domingo, dia 12, o programa conta com a realização da missa, às 9h, e a procissão, às 10h. Durante a tarde, a partir das 16h, a organização reforçou a programação com a realização de uma vacada.