Marchas Populares de Santo António surpreendem em Montemor-o-Velho

Junto ao Mercado Municipal, em Montemor-o-Velho, o serão foi preenchido com muito brilho, música e animação, no dia 12 de junho. As Marchas Populares de Santo António contaram com a presença de muito público que assistiu à criatividade e alegria das cinco marchas participantes em representação da freguesia de Meãs do Campo (Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo infantil e adulto), da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (FIRA - Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira e Rancho Folclórico Flores das Tricanas de Abrunheira) e da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (ACM – Atlético Clube Montemorense).

“Sejam muito bem-vindos a esta noite de cor e de magia de marchas populares”, começou por referir a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, que aproveitou o momento para deixar um cumprimento especial aos presidentes da Freguesia e das Uniões de Freguesias participantes na iniciativa que “muito honra o Município de Montemor-o-Velho por ter, novamente, esta tradição das marchas populares na sede de concelho”.

“Quem participa numa marcha sabe que, para além do dia da apresentação ao público, existem um conjunto de encontros, de partilha, de preparação e, por isso, sabemos as vivências que daí advêm e os laços que aí se criam. Depois de dois anos tão difíceis que nós vivemos, entendemos que era necessário que o Município desse um estímulo positivo para que pudéssemos voltar a ter convívio, magia e alegria”, reiterou.

Para Diana Andrade, “temos um excelente património edificado, mas nada se compara à força das nossas gentes, à força das pessoas que se envolvem, que agarram nos desafios que lhes são lançados e que transformam sempre todas as iniciativas em iniciativas brilhantes”.

No momento e ao deixar palavras de agradecimentos a todos os marchantes e a todos os participantes, a vereadora deixou ainda um repto: “Lanço um desafio a todas as Juntas de Freguesia que não estão aqui representadas que, para o ano, consigamos o desígnio de ter aqui 11 marchas, uma por cada Freguesia e União de Freguesias, para termos uma noite ainda mais colorida e mais feliz”.

Reunindo centenas de marchantes, a história das Marchas Populares de Santo António 2022 fica também marcada pelo apelo à paz, protagonizado pelas crianças da marcha infantil Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo ao lembrarem as crianças ucranianas com a exibição da bandeira da Ucrânia durante a sua atuação e o desafio da marcha ACM – Atlético Clube Montemorense que convidou, no final, o público e entidades presentes a integrar a sua marcha, encerrando, com chave de ouro, o regresso das Marchas Populares de Santo António à sede de concelho.