Fogueira de Santo Cristo aqueceu Carapinheira

Junto à capela de Santo Cristo, na Carapinheira, o momento foi de festa e confraternização com a Fogueira de Santo Cristo, no dia 7 de janeiro.
Com a presença de dezenas de convivas e entidades, a vereadora Paula Rama, acompanhada do presidente de Câmara, Emílio Torrão, e do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, referiu: “É um prazer redobrado estar numa comemoração que faz parte da minha infância. Eu cresci nesta parte da vila e lembro-me desta festa”.
“Estas manifestações culturais são importantes para manter vivas as nossas tradições, mas também são um modo de promover o convívio, o diálogo e a partilha entre as gerações”, sublinhou.
O cantar das Janeiras pelo grupo "Cancioneiro da LACAM", a animação musical com o grupo "Concertinas do Mondego" e o sorteio do cabaz de Santo Cristo foram alguns dos momentos de animação que a organização preparou.
A componente gastronómica também teve honras de destaque na Fogueira de Santo Cristo e os participantes tiveram à sua disposição, por exemplo, sopa de nabos, sardinha assada, fêveras, vinho de várias adegas, chá e café da “chicolateira”, “beiloses” e bolo-rei.
Recorde-se que Fogueira de Santo Cristo esteve algumas décadas sem se realizar e foi recuperada em 2015.
Manuel Flórido, António Mendes, António Manuel Ferrão, Victor Rama, Pedro Pereira, Paulo Guerreiro, José Santos e Fernando Bessa Brites continuam a ser os mentores e os responsáveis pela organização.
A comemoração começou na sexta-feira, dia 6, com a missa na capela de Santo Cristo.