Dia Município celebrado com homenagens e confiança no futuro

Na Sessão Solene comemorativa do Dia do Município, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, destacou que o concelho “está vivo, a crescer e a afirmar-se no contexto regional, nacional e internacional. Montemor está no mapa do mundo e recomenda-se!”
Com confiança no futuro, o edil montemorense avançou que pretende concluir as obras iniciadas no mandato anterior, na vila de Montemor-o-Velho e em cada uma das freguesias. A manutenção e alargamento da rede viária, a implementação do “projeto social e cultural, que vai consolidar as bases de uma comunidade mais justa e saudável”, e a continuidade da afirmação concelhia através da realização “grandes eventos e manifestações da nossa cultura local” são alguns dos projetos em andamento.
Confiante e orgulhoso no caminho traçado para o desenvolvimento do concelho, Emílio Torrão, frisou: “Na verdade, termino como comecei o meu primeiro mandato, sem promessas, sem anúncios prévios e espetaculares de obras concretas, mas com a garantia de obra feita no final, concluída e sem dívidas”.
Com palavras de agradecimento à sua equipa e aos dirigentes e trabalhadores da autarquia, reiterou: “Sinto e vivo muito intensamente o presente… Não vivo com a preocupação do que vai acontecer no futuro… Já eternizei o passado!”

O esforço e a dedicação dos estudantes concelhios foi reconhecido na Sessão Solene com a entrega de bolsas de estudo de excelência e mérito.
No seu discurso, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, aludiu às potencialidades do concelho que “que tem condições únicas e que nos enobrecem” e congratulou-se pelo Município apostar no futuro do concelho ao entregar bolsas “aos que se distinguem e fazem por isso, mas também a todos aqueles que não têm condições para estudar”.
Com um investimento superior a 54 mil euros, foram atribuídas um total de 123 bolsas de estudo, sendo 71 bolsas académicas de âmbito social, 1 de situação especial, 49 bolsas de excelência e 2 bolsas de mérito.

No Dia do Município, foram homenageados e distinguidos 15 trabalhadores da Câmara Municipal pela dedicação à causa pública e 11 personalidades que se destacaram e afirmaram no concelho de Montemor-o-Velho, nas áreas da cultura, do desporto, social, autárquico, humanitário e empresarial.

Também Carlos Rosete, anterior delegado de saúde do concelho de Montemor-o-Velho, viu reconhecida a sua “entrega à missão de serviço público, total entrega e abnegação que conduziu ao sucesso dos desafios que surgiram no âmbito da pandemia da Covid-19”, tendo sido homenageado com um Voto de Louvor.

A sessão solene contou também, pela primeira vez, com a presença de uma comitiva do Conselho Municipal de Nampula, Moçambique, encabeçada pelo seu presidente, Paulo Vahanle, que, na ocasião, manifestou a intenção “de elevar a intensidade da parceria com Montemor-o-Velho”, de modo a adquirir conhecimentos que “possam ser úteis” à cidade de Nampula e “ajudem a melhorar a vida dos munícipes”.

Recorda-se que a Sessão Solene do Dia do Município teve início em frente aos Paços do Concelho com a cerimónia do Hastear da Bandeira ao Som do Hino Nacional e do Hino “Senhora da Vitória”, interpretado por músicos das quatro centenárias filarmónicas do concelho.