Praça de Natal movimentou comércio concelhio

“Assim que a Praça de Natal abriu as portas tivemos a certeza que este era um evento que reunia todos os condimentos para ser um verdadeiro sucesso. O esforço em fazer algo de inovador no concelho, que juntasse as gerações, que proporcionasse uma experiência inesquecível e que ao mesmo tempo fosse um estímulo para o comércio concelhio parecia uma ideia demasiado arrojada, mas ao mesmo tempo desafiante. Sem receios propusemo-nos a mais este desafio e quase em tempo record, com uma dedicação extrema da minha equipa e dos nossos Serviços, criámos um evento que tem tudo para se tornar num clássico instantâneo e que nos próximos anos pode ser um forte evento do concelho e uma marca distintiva na região”, asseverou, visivelmente satisfeito, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, no final da Praça de Natal, evento que decorreu entre 8 de dezembro e 6 de janeiro.
O autarca montemorense, com orgulho, sublinhou: “Ainda que não tenhamos ponto de comparação, é com bastante satisfação que verificamos que as contas preliminares apontam para uma despesa no comércio concelhio na ordem dos 12 mil euros. Por cada 10 euros em compras era oferecida uma entrada na pista de gelo ecológico, tendo sido entregues 1206 entradas. Como os comprovativos de compras não tinham valores exatamente de 10 euros, é seguro afirmar que o valor real pode ser superior a 15 mil euros, se considerarmos uma média de 13 euros por fatura”.
“O Natal é uma época especial e para os mais novos a quadra tem um brilho ainda mais especial. Outro aspeto que nos surpreendeu, mesmo com a entrada gratuita, foi a imensa adesão de grupos escolares e de IPSS`s. Ao todo foram cerca de 700 utilizadores não só do concelho, mas também dos concelhos de Coimbra, Figueira da Foz e Soure”, esclareceu.
Ao reiterar “o sucesso absoluto da Praça de Natal”, Emílio Torrão referiu: “Este foi um evento que distribuiu também felicidade e isso pôde ver-se na alegria contagiante dos mais novos. São momentos como estes que nos dão estímulo para continuar a aperfeiçoar um programa de desenvolvimento feito em prol de todos dos munícipes”.
“A próxima edição da Praça de Natal vai ser ainda mais espetacular”, concluiu.
Com um programa de animação reforçado nos dias 8, 10, 11, 17 e 18 de dezembro, e nos dias 3 e 6 de janeiro, respetivamente, a pista de gelo ecológico da Praça de Natal recebeu um total de 3237 exímios patinadores.
Recorde-se que a par da casa do Pai Natal, que teve o simpático senhor a receber pequenos e graúdos de braços aberto e a oferecer balões, o espaço albergou ainda os seus ajudantes, leia-se, artistas e artesãos do concelho que mostraram toda a sua criatividade.
A Praça de Natal teve também os muito concorridos passeios de trenó, pinturas faciais para crianças e um programa de animação engrandecido pelas associações do concelho.
Em cada barraquinha, o Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo, a AFMP - Associação de Fernão Mendes Pinto, a Casa do Povo de Arazede, a Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra e a Cafetaria de D. Sesnando convidaram os patinadores a reporem as energias com as deliciosas iguarias e desafiaram a atenção dos visitantes e dos mais gulosos para as Pinhas de Montemor, para os Pastéis de Tentúgal, para as filhós ou para o arroz doce acabado de fazer.
No dia 17 de dezembro, à iniciativa inédita da Praça de Natal juntou-se-lhe ainda a Noite Dourada. A Câmara Municipal convidou os comerciantes do centro histórico da vila de Montemor-o-Velho a tornarem as suas montras mais douradas. Com animação de rua, os estabelecimentos aderentes funcionaram com horário alargado até às 22h, não tendo faltado também um espetáculo no gelo e um recital de Natal.