Castelo Mágico com novas dimensões dentro e fora de muralhas

A edição de 2022 do Castelo Mágico “vai ter novas dimensões” e, na sua quinta edição, o evento dá força à ambição de “transbordar para as ruas de Montemor-o-Velho”, revelou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na sessão de apresentação do evento, no dia 23 de novembro, no Castelo de Montemor-o-Velho.

Confiante no sucesso do evento de Natal que tem registado vendas “em todos os distritos do país” e que recebe visitantes de diversos países, o autarca montemorense apresentou as novidades do Castelo Mágico que, este ano, se prolonga até ao fim de semana de Reis. Agradecendo “a disponibilidade de algumas associações locais que vão fazer a festa dentro e fora das muralhas", Emílio Torrão destacou que este ano o Castelo Mágico também vai fazer sentir a sua magia na vila, com animação de rua e o Mercadinho no Largo da Feira, por forma a “dinamizar o comércio local”. “Acreditamos que o Castelo Mágico, no futuro, pode ser um fator indutor de progresso e de desenvolvimento”, referiu o edil.

De igual modo, Romeu Alves, da MOT, produtora do Castelo Mágico, referiu ser “um desafio continuar a inovar a cada edição do Castelo Mágico” e revelou que acredita que esta vai ser “uma edição histórica”, levando o Castelo Mágico ainda mais longe graças aos novos conteúdos digitais.

Ao realçar a importância da “diversão e da compreensão” andarem lado a lado, Paulo Trincão, diretor do Exploratório – Centro Ciência Viva Coimbra, sublinhou que a ciência volta a ter lugar no Castelo Mágico com a exposição “Há Ciência nos Bichos” e com os vídeos do Hemispherium Viajante.

Este ano, o Castelo Mágico reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. Para além do selo de EcoEvento ERSUC, o maior parque de Natal da região Centro vai utilizar copos reutilizáveis.

A “King’s Magic Run & Party”, que, no dia 6 de janeiro, vai percorrer o centro histórico de Montemor-o-Velho, a realidade virtual que promete teletransportar os mais corajosos para outras dimensões ou o “vídeo booth 360º” onde se vão registar as melhores imagens para partilhar o Castelo Mágico são algumas das novidades desta edição. Nos 19 dias de atividades, os visitantes vão ainda poder experimentar com o divertido “Ice Tubing”, o “slide” nas muralhas, a pista de gelo sintético, os insufláveis, o arborismo ou viver momentos encantados com os espetáculos e a animação com os "clowns de Natal".

De 1 de dezembro a 8 de janeiro, o Nico, a Infanta D. Teresa, o Fernão, o Abade, a lontra Morinha e o Pai Natal dão as boas-vindas a pequenos e graúdos, tornando ainda mais inesquecível a viagem ao sonho de Natal.

Saiba mais em www.castelomagico.pt