LACAM celebrou 34º aniversário com vontade de continuar a crescer

A LACAM - Liga dos Amigos dos Campos do Mondego assinalou, este domingo, dia 27 de novembro, 34 anos de dedicação à cultura e tradições do Baixo Mondego. A sessão comemorativa de aniversário realizou-se na casa da LACAM, o Museu do Campo – Eng.º Luiz Correia de Oliveira, na Carapinheira.

No momento festivo que reuniu associados, entidades e amigos da associação carapinheirense, a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, lembrou o trabalho que tem sido desenvolvido pelas diversas direções ao longo destas três décadas, saudou o regresso da celebração em modo presencial e, à margem da cerimónia, desejou que “a LACAM possa continuar a ser um exemplo na promoção cultural e ambiental, chegando às várias faixas etárias”.

Também o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, reiterou a disponibilidade para continuar “a colaborar e desenvolver um trabalho de parceria”.

Em dia de festa, o momento foi ainda aproveitado para evocar a memória e a dedicação Luiz Correia de Oliveira, fundador da LACAM que faleceu em julho de 2016, mas também para voltar a acalentar o sonho de “ter um novo espaço que possa mostrar toda a coleção do museu” e o desejo de levar a LACAM até à internet, conforme manifestou Paulo Góis, o novo presidente da direção da LACAM.

A comemoração de aniversário contou ainda com a abertura da exposição “Cegonhar”, a atuação do Cancioneiro da LACAM, tendo terminado com um momento de confraternização. No sábado, dia 26 de novembro, na Igreja Matriz de Santa Susana, realizou-se uma missa de sufrágio pelos sócios falecidos com a participação do Coro Paroquial da Carapinheira.

No dia 18 de dezembro, no Clube Desportivo Carapinheirense, as comemorações do 34º aniversário da LACAM ficam concluídas com a apresentação da peça de teatro “Epitáfio à sesta” pelo grupo de teatro GRUTELA e com a atuação do Cancioneiro da LACAM.