Município de Montemor-o-Velho e Sindicato Nacional da Proteção Civil reunidos para discutir valorização profissional dos sapadores florestais

A valorização profissional dos sapadores florestais, a integração da carreira profissional de sapador bombeiro florestal e melhores condições laborais para os trabalhadores do Serviço Municipal de Proteção Civil foram alguns dos assuntos abordados esta manhã entre o Município de Montemor-o-Velho e o Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC).

A reunião, realizada esta quinta-feira, dia 26 de janeiro, nos Paços do Concelho de Montemor-o-Velho, contou com a presença do vereador com o pelouro da Proteção Civil, Décio Matias, do chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, Nuno Gonçalves, da diretora municipal de controlo geral, Andreia Lopes, do coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Hélder Araújo, de Stella Pires, da unidade de recursos humanos, e Bruno Rodrigues, em representação dos trabalhadores do SMPC, e de Alexandre Carvalho e Fernando Rodrigues, secretário geral adjunto e coordenador nacional do SNPC, respetivamente.

Na ocasião, o vereador Décio Matias manifestou a disponibilidade do Município de Montemor-o-Velho para trabalhar em conjunto com o SNPC em prol da salvaguarda, dignificação e reconhecimento da carreira dos sapadores florestais, "tão importante na prevenção e combate às mais diversas adversidades, desde os incêndios rurais às cheias e inundações, das acções preventivas de silvicultura e faixas de gestão de combustíveis ao combate à vespa velutina e plantas invasoras".

Alexandre Carvalho, secretário geral adjunto do SNPC, sublinhou a "grande proximidade" entre o Município e o Sindicato na defesa dos trabalhadores de Proteção Civil.