Viaturas elétricas reforçam frota de serviço municipal

“Montemor-o-Velho é um município amigo do Ambiente e, por isso, está a ser feito um esforço na substituição do parque automóvel municipal”, avançou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, aquando da entrega de três novas viaturas 100% elétricas que vêm reforçar a frota de serviço do Município.

"Esta é uma medida que faz parte de uma estratégia mais alargada na promoção da descarbonização no Município e que visa, por exemplo, a utilização de produtos e tecnologias mais limpas e de materiais recicláveis”, reforçou o edil Montemorense.

A par da viatura adquirida em outubro de 2022, estas novas viaturas (um automóvel e duas carrinhas ligeiras) fazem parte de cinco candidaturas que preveem a aquisição de um total de cinco viaturas 100% elétricas e cinco postos de carregamento elétricos, desenvolvida no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública (PAMEAP), do Fundo Ambiental.

Estes veículos vão juntar-se à frota elétrica municipal que contempla ainda veículos de apoio ao Centro Náutico e equipamentos de limpeza urbana e gestão de resíduos.

Recorda-se que o PAMEAP tem como objetivo promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do Parque de Veículos do Estado, enquadrando-se no Programa para a Mobilidade Sustentável na Administração Pública 2015-2020 — ECO.mob.

Portugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, tendo aprovado o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), que contempla a trajetória de redução de emissões, as linhas de orientação para atingir este objetivo e os principais vetores de descarbonização nos vários setores da economia nacional. Portugal estabeleceu ainda metas ambiciosas para 2030 no contexto do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC), que contempla as políticas e medidas capazes de assegurar o cumprimento das citadas metas, tendo em vista a descarbonização da economia.