Crianças e seniores celebraram o “Pão da Ascensão” na Carapinheira

Dezenas de crianças do Jardim de Infância da Carapinheira, da Fundação Bissaya Barreto, do 1º Ciclo do Ensino Básico, utentes do Centro Social Paroquial da Carapinheira, a comunidade e entidades celebraram, no dia 18 de maio, o “Pão da Ascensão”, no adro da Igreja Matriz da Carapinheira.

Dinamizada pela LACAM - Liga dos Amigos dos Campos do Mondego, o “Pão das Ascensão”, que pretende dar continuidade ao seu trabalho de preservação, revitalização e promoção das tradições e da riqueza do património imaterial da freguesia da Carapinheira e do concelho, contou com as presenças  da vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, do diácono Lusitano Rainho e do representante da LACAM, Marco Monteiro.

A iniciativa contou com a habitual largada de passarinhos (pombos-correio), em colaboração com a Sociedade Columbófila da Carapinheira, e da distribuição do “Pão da Ascensão”, oferecido pelas pastelarias da Carapinheira.

Neste dia, outrora considerado o mais santo do ano, não eram realizadas quaisquer atividades agrícolas e a subida de Jesus ao céu era assinalada com o apanhar de um ramo composto por trigo (espiga), oliveira, alecrim, videira e flores (papoila e malmequeres).

No que diz respeito ao pão, neste dia vai-se buscar o pão do ano anterior, partilha-se em família à refeição e guarda-se o pão deste ano até ao próximo ano.