Realiza.te divulgado em Bruxelas

O projeto Realiza.te esteve hoje (quarta-feria, dia 11 de outubro) em destaque na 21ª Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, que está a decorrer até 12 de outubro em Bruxelas.

O Realiza.te é um programa de ação promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) que visa promover o sucesso académico, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades para os jovens.
Destinado a todas as escolas públicas dos 19 municípios da CIM-RC, desde alunos, professores, pais e pessoal não docente, o Realiza.te tem como meta diminuir o insucesso e o abandono escolar precoce em 10% no território da Região.
São exemplos da aplicação deste projeto no concelho de Montemor-o-Velho, o programa educativo "Imagine.Create.Succeed - O Futuro é Teu" que, adaptado aos diferentes graus de ensino, pretende desenvolver o espírito empreendedor dos/as participantes, diversas palestras educacionais, sessões de capacitação para o empreendedorismo ou o concurso intermunicipal de ideias de negócio, entre outros.
Desde o arranque do programa cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e Fundo Social Europeu, em 2017, tem-se revelado um sucesso, tendo um investimento inicial de 4.521 milhões de euros superando os indicadores iniciais em 147,5%.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, destacou a importância deste programa de ação que "tem resultados visíveis no território e, em particular, no concelho de Montemor-o-Velho, com o desenvolvimento de competências ao nível do empreendedorismo, da inovação e da criatividade, tornando as nossas escolas em lugares ainda mais felizes".

A apresentação deste projeto na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios reveste-se de particular interesse pois este é o maior evento anual dedicado à política regional, durante o qual as regiões e os municípios mostram a sua capacidade de gerar crescimento e emprego, de implementar a política de coesão da União Europeia, demonstrando a importância do nível local e regional para a boa governação europeia.