Festival do Arroz e da Lampreia de Montemor-o-Velho renovado para valorizar e saborear a tradição

Com um cardápio de autenticidade e bem apurado, o Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio regressa já no próximo sábado, dia 16 de março, ao Largo da Feira em Montemor-o-Velho.

“O Festival do Arroz e da Lampreia é uma viagem de tentações, que tem como embaixadores o arroz carolino do Baixo Mondego e a lampreia, mas que promove os sabores do campo e do rio, os produtos endógenos e as tradições do Baixo Mondego”. Na conferência de apresentação da 22ª edição do certame gastronómico, que decorreu hoje, dia 13 de março, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, apelou aos visitantes e amantes da lampreia que reservem atempadamente “para degustar esta deliciosa iguaria”. Apesar da escassez do ciclóstomo que dá nome ao evento, Emílio Torrão expressou que “este festival sobrevive para além da lampreia, com outros pratos tradicionais e produtos endógenos igualmente deliciosos”. "O festival é muito importante para os nossos empresários, artesãos e todas as pessoas que aproveitam para promover e vender os seus produtos”, garantindo que “nunca esteve em causa o adiamento ou o cancelamento” do certame.

Também Décio Matias, vice-presidente da Câmara Municipal e coordenador do FAL 2024, recordou que um dos grandes objetivos do certame passa por “potenciar o associativismo, os produtos endógenos e os produtores”, sendo que este ano estarão presentes 5 tasquinhas, 3 petisqueiras, 6 bares, 4 stands de doçaria e 28 expositores e artesãos locais.

Na presença dos membros do grupo Némanus, que sobem ao palco do FAL este sábado, Décio Matias apresentou um programa vasto e diversificado que promete animar os dias 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de março. Augusto Canário, Rouxinol Faduncho e Guilherme Baptista (com as participações especiais de José Bacelar e de Maria João Soares), a par de artistas locais e regionais, integram um programa de espetáculos desenhado para todas as idades e que se estende noite dentro ao ritmo de DJ’s. Num verdadeiro banquete de cultura, tradições e identidade do território, também as raízes culturais do concelho estarão em destaque, com atuações de ranchos folclóricos e cantares populares.

Em 2024, o FAL volta a assumir-se como festival amigo das famílias. Na tenda, com 4.200 m2 de deliciosas propostas culturais e gastronómicas, os visitantes serão ainda convidados a assumir os comandos do espaço de cozinha ao vivo do festival, na “Hora do Arroz Doce”. Por outro lado, no exterior, o comboio turístico convida a explorar o território, nomeadamente o Património Agrícola de Montemor-o-Velho. No evento, também os mais pequenos são tratados como gente grande e, a par das sessões de cozinha no MiniChef, este ano na companhia da atriz Mafalda Teixeira, têm à sua disposição o espaço infantil Morlândia, onde a brincadeira e a criatividade não conhecem limites.

Em www.festivalarrozlampreia.pt, o certame está disponível 24 horas por dia, sendo que, ao longo de todo o mês de março, a experiência gastronómica se estende aos 9 restaurantes aderentes ao festival, num reforço dos valores e do espírito do evento.

O Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio é promovido pelo Município de Montemor-o-Velho e conta com as parcerias estratégicas da Turismo Centro de Portugal e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.