Faiança Ratinho em destaque em Santo Varão

Ao longo do dia 9 de abril, entre as 11h e as 19h, o Centro Cultural de Santo Varão desafiou os muitos visitantes a lançarem “Um olhar sobre a Faiança Ratinho".
A coleção de Cristina Carvalho e João Xavier não deixou ninguém indiferente e lançou um convite para apreciar a beleza da peças e para fazer uma viagem pelas memórias de um concelho e de uma região.
“Voltar a este espaço é muito especial. Estudei aqui na escola primária”, referiu Cristina Carvalho enquanto mostrava as peças expostas. “Aqui estão 25 exemplares, mas a nossa coleção tem mais peças e começou com uma peça herdada”.
“Desde então foi uma paixão fulminante”, asseverou divertida.
A decorar a exposição estavam mantas e a explicação é fácil: “Quando os trabalhadores iam para outras zonas do país, por exemplo para o Alentejo, levavam a louça feita em Coimbra. No final da época estas peças despertavam o interesse e eram trocadas, por exemplo, por mantas. Devido às trocas que eram feitas leva a que os exemplares desta louça sejam mais fáceis de encontrar noutras regiões do país”.
“Os trabalhadores usavam o burel e vistos ao longe pareciam ratinhos, foi assim que a faiança começou a ser conhecida”, explicou Cristina Carvalho.
A vereadora Alexandra Ferreira e o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, marcaram presença na iniciativa e consideraram que estes momentos culturais são fundamentais não só para trazerem mais vida ao Centro Cultural, mas também para mostrar a riqueza na nossa cultura, sendo, igualmente, uma forma de reconhecer todos aqueles que se dedicam a preservar elementos da nossa história.
“Um olhar sobre a Faiança Ratinho" foi dinamizado pela Liga dos Amigos de Santo Varão e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Santo Varão.