“Em Abril, beijinhos mil!”

No dia 10 de abril, decorreu na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho, a abertura oficial da exposição “Campanha Laço Azul – mês da prevenção dos maus tratos na infância”.
Os cerca de 40 trabalhos expostos, feitos pelas meninas e meninos do pré-escolar, das redes pública e privada do concelho, e pelos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho surpreendem quem visita a exposição. As diversas técnicas e materiais utlizados e as mensagens de esperança apresentadas são um estímulo e um desafio lançados à sociedade em geral.
A iniciativa, levada a cabo pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho pretende celebrar, mais uma vez, o Mês da Prevenção dos Maus Tratos às Crianças e Jovens, através de uma campanha de sensibilização promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
Paula Rama, vereadora e presidente da CPCP de Montemor-o-Velho, apresar de não ter podido estar presente fez questão de deixar “um agradecimento muito especial aos professores e educadores que participaram empenhadamente na preparação dos trabalhos”.
“Levar a cabo este tipo de iniciativa é fundamental para sensibilizar a população para o problema dos maus tratos na infância que infelizmente continuam a ser uma realidade nos dias de hoje”, asseverou.
Assim, numa lição de cidadania e criatividade, os jovens participantes apostaram em ir mais longe e passar uma mensagem de alerta, mas que se quer cada vez mais positiva. Se “Em Abril, beijinhos mil!”, também é verdade que os maus tratos se combatem com felicidade, colo, paz, alegria, confiança, bondade, amor e até com o direito a ter uma casa, alimentação e a serem escutados. “É da responsabilidade de todos fazer cumprir os direitos das crianças”, pode ler-se numa das peças em exposição.
Na sessão de abertura, a adjunta do Presidente da Câmara, Diana Andrade, sublinhou: “Assinalamos hoje, aqui, com esta exposição, o mês da prevenção dos maus tratos. Ouso erradicar também a expressão “maus tratos”, agradecendo a todas as entidades aqui presentes e a todos os professores envolvidos pelos bons tratos às nossas crianças. Depende de nós, como representantes de entidades e cidadãos, que todos os meses e todos os dias do ano sejam de bons tratos, de alegria, de cuidado, de afeto, de direitos e de cuidados”. “Ser feliz é um direito”, reforçou.
Durante o mês de abril vão ser distribuídos balões azuis pelas crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho e pulseiras em tecido azul pelos jovens do 2.º, 3.º, ciclos, secundário e profissional do concelho.
Nas instalações da CPCJ de Montemor-o-Velho, nas Escolas, na Câmara Municipal, no Centro de Saúde e respetivas Extensões, nas Juntas de Freguesia, na Segurança Social, nas IPSS’s, na GNR, durante todo o mês de abril vai estar afixado o Cartaz com a História do Laço Azul, bem como vão ser distribuídos folhetos sobre a campanha Laço Azul.
A exposição vai estar patente ao público nos dias 6, 7, 10, 11, 12, 13, 18 e 19 de abril, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho.
A entrada é livre.