Câmara Municipal promove formação de jovens músicos

“Desejo que esta semana seja uma semana de partilha, de convívio e de muita aprendizagem”. As palavras são da vereadora Alexandra Ferreira e foram proferidas durante a abertura oficial da 2ª edição da Masterclass de Sopros e Percussão, no dia 10 de abril.
Ao destacar “a mais-valia destes momentos também para a formação cívica”, a vereadora lembrou que “Câmara Municipal continua a apoiar e a promover ações dirigidas aos mais jovens” e aproveitou o momento para agradecer também “o apoio da Escola Profissional de Montemor-o-Velho na disponibilização das salas para a formação e aprendizagem dos participantes da Masterclass de Sopros e Percussão | Páscoa 2017”.
Sob a coordenação pedagógica do maestro Duarte Garcia, a masterclass vai ter um total de 92 participantes, com idades compreendidas entre os 9 e 32 anos, sendo distribuídos pelas classes de flauta, oboé, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, bombardino e percussão.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, não tem custos para os jovens músicos, estando assegurado o transporte e a alimentação.
Recorda-se que a ação é direcionada aos instrumentistas da Academia Musical Arazedense, da Associação Cultural e Recreativa de Carapinheira, da Associação Filarmónica União Verridense, da Associação Filarmónica 25 de Setembro e da Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira
A postura corporal, os hábitos de limpeza e conservação dos instrumentos, a leitura musical ou a projeção sonora são alguns dos tópicos a abordar na Masterclass de Sopros e Percussão | Páscoa 2017 e cuja realização visa, sobretudo, o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e a promoção da interação e do convívio entre os participantes dos vários agrupamentos.
No sábado, dia 15 de abril, às 21h, a Masterclass termina com o muito aguardado concerto na Praça da República de Montemor-o-Velho.
A entrada é livre.