Montemor-o-Velho pioneiro no combate a incêndios

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Montemor-o-Velho reuniu no dia 27 de abril. Foi apresentado o dispositivo de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) 2017 e foi aprovado, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal.
Num primeiro momento e ao reunir as diversas entidades e instituições que integram os três pilares de intervenção – prevenção, vigilância e combate – o comandante Distrital de Operações de Socorro, Luís Tavares, deixou elogios ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município, bem como reconheceu a aposta que sido feita na área da proteção civil. “É o único município na faixa litoral do distrito que possui uma máquina de rastos, sendo uma mais-valia no apoio ao combate e à prevenção dos incêndios florestais”, disse.
No momento, apelou ainda ao representante dos presidentes de junta, para que “as populações sejam sensibilizadas para os cuidados a ter na utilização do fogo”.
De igual modo, o vice-presidente José Veríssimo, congratulou-se “com a aposta municipal na prevenção e, em diversos momentos, na atitude pioneira de Montemor-o-Velho”.
“As estações meteorológicas ou as hidrométricas, ou até a plataforma RISE - um instrumento de apoio à decisão -, são algumas das medidas tomadas por nós e que nos deixam muito orgulhosos”, reforçou.
Após a apresentação do dispositivo de DFCI, a reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Montemor-o-Velho contou com a apresentação e aprovação do Plano Operacional Municipal (POM) para 2017.
Para Hélder Araújo, Coordenador Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, “o plano tem como objetivo geral a aplicação de medidas que reduzam o número de ocorrências de incêndios e os seus efeitos nefastos, bem como pretende definir as competências e modos de coordenação de cada uma das entidades envolvidas”.
Com o aproximar da fase Charlie – período crítico do combate aos incêndios florestais e que se inicia a 1 de julho – a reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios possibilitou às diversas entidades envolvidas debater e articular algumas das questões logísticas e operacionais.