Campanha Laço Azul alerta alunos para os maus tratos na infância

“As ações de sensibilização para o problema dos maus tratos na infância são fundamentais para ajudar a criar nos mais novos e na população em geral uma consciência real para uma questão que tem que parar de existir na nossa sociedade”, avançou Paula Rama, vereadora e presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho, durante mais uma iniciativa da “Campanha Laço Azul – mês da prevenção dos maus tratos na infância”.
No dia 27 de abril, de forma simbólica, foram entregues em duas turmas do 4º ano do Centro Educativo de Montemor-o-Velho, um folheto explicativo da campanha e um balão azul.
Na ocasião, Paula Rama, acompanhada de elementos da CPCJ e da direção do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, esteve também à conversa com os mais novos e reforçou: “Se estiverem preocupados com algum assunto falem com os vossos pais, com os professores ou, se preferirem, com a CPCJ. Estamos sempre disponíveis para responder às vossas questões e ajudar-vos no que for preciso”.
Recorda-se que a “Campanha Laço Azul – mês da prevenção dos maus tratos na infância” decorre ao longo de todo o mês de abril e é uma campanha de sensibilização promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
Em Montemor-o-Velho, a CPCJ distribuiu balões azuis pelas crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho e pulseiras em tecido azul pelos jovens do 2.º, 3.º, ciclos, e ensino secundário.
Nas instalações da CPCJ de Montemor-o-Velho, nas Escolas, na Câmara Municipal, no Centro de Saúde e respetivas Extensões, nas Juntas de Freguesia, na Segurança Social, nas IPSS’s, na GNR, durante todo o mês de abril está afixado um cartaz explicativo com a História do Laço Azul, bem como estão a ser distribuídos folhetos sobre a campanha Laço Azul.
A exposição “Campanha Laço Azul – mês da prevenção dos maus tratos na infância”, com cerca de 40 trabalhos feito pelo tecido educativo, esteve patente na Galeria Municipal e vai voltar a estar exposta no Centro Náutico, no dia 1 de junho, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Criança.