Folheto - Centro Náutico

Limpeza Urbana

A limpeza urbana tem por objetivo assegurar a salubridade e a higiene de espaços públicos, proporcionando assim elevados índices de qualidade de vida a todos os seus moradores, bem como transmitir uma boa imagem do Concelho aos turistas e visitantes.

A limpeza urbana é indispensável para a eliminação de focos transmissores de doenças, para a promoção do bem-estar e para a preservação do meio ambiente, assegurando condições de higiene e de saúde pública das populações.

A limpeza urbana é efetuada nos diferentes espaços do concelho da seguinte forma: na vila de Montemor-o-Velho, nas sedes de freguesia/união de freguesias e nos núcleos urbanos centrais das freguesias/uniões de freguesia pela Câmara Municipal, sendo as restantes localidades de gestão das Juntas/Uniões de Freguesia,  nos termos dos Autos de Transferência de Competências e de Recursos acordadas entre as partes, disponíveis no sítio da internet do Município em: https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/municipio/transparencia-municipal .

 

A limpeza urbana compreende um conjunto de ações que visam a remoção da sujidade e resíduos das vias e espaços públicos, englobando, no todo ou em parte, as seguintes componentes técnicas em perímetro urbano:

  • A varredura manual e mecânica;
  • Deservagem de vias, caminhos e controlo de infestantes
  • Recolha de resíduos nos espaços públicos;
  • Implantação, recolha e manutenção de papeleiras;
  • Lavagem de papeleiras e outros equipamentos semelhantes;
  • Limpeza de feiras e mercados;
  • Remoção de cartazes ou de outros suportes publicitários indevidamente colocados e grafitis;
  • Limpeza e desassoreamento de sarjetas e sumidouros;
  • Outras limpezas públicas tidas por necessárias.

 

A manutenção da limpeza dos espaços públicos é da responsabilidade de todos, tendo por isso os cidadãos um papel fundamental, mediante a adoção de comportamentos de higiene e limpeza adequados, contribuindo assim para um concelho mais limpo, tais como:

 

  • Quando sair à rua com o seu cão, não se esqueça do saco de plástico para apanhar os dejetos do seu animal;
  • Não deitar resíduos para o chão, incluindo beatas de cigarro;
  • Utilize corretamente as papeleiras disponíveis na via pública, usando apenas para resíduos de pequena dimensão. Resíduos de maior dimensão ou em maior quantidade devem ser colocados nos contentores de proximidade;
  • Tenha sempre consigo um pequeno saco de plástico/papel, incluindo na sua viatura, onde possa colocar os pequenos resíduos produzidos ao longo do dia (um caroço de fruta, um lenço de papel, uma pastilha), para o caso de não existirem papeleiras na proximidade, e para evitar a tentação de os lançar para o chão (ou pela janela, no caso da viatura);
  • Acondicione devidamente os resíduos, em saco bem atado/fechado, e coloque-o no contentor adequado, e nunca deixe resíduos na envolvente dos contentores, deslocando-se a outro contentor quando o mais próximo se encontrar cheio;
  • Não deposite monos/verdes/outros resíduos em locais inapropriados: entregue no Parque de Resíduos Municipal ou solicite a recolha porta-a-porta;
  • No transporte a granel utilizar toldo para cobrir a carga;
  • A afixação de cartazes só deve ser efetuada nos locais destinados para o efeito.

 

Contribua para um concelho mais limpo, adotando boas práticas, evitando a propagação de pragas e a sujidade do espaço público. O concelho mais limpo não é o que mais limpa, mas sim, o que menos suja!

 

Radar Social

 

O Radar Social é um projeto piloto, desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem como finalidade identificar e responder a pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social. Visa apoiar pessoas em risco de pobreza, exclusão social e/ou discriminação, nas suas múltiplas dimensões, em articulação com as entidades que integram a Rede Social do concelho de Montemor-o-Velho.

 

A quem se destina?

Dirige-se a todas as pessoas, famílias e grupos que enfrentam vulnerabilidade social, incluindo aqueles em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação.

 

Para que serve?

O projeto complementa a atuação da rede local de serviços, através da identificação, avaliação e encaminhamento para respostas adequadas, georreferenciando as situações de vulnerabilidade social.

 

Quais os sinais a ter em atenção?

- Uma mudança radical na rotina, na aparência e/ou uma ausência prolongada dos locais que a pessoa habitualmente frequentava;

- Comportamentos de risco do próprio, outros e/ou comunidade;

- Privação de alimentos, medicamentos e/ou vestuário;

- Condições habitacionais degradadas ou sobrelotadas;

- Situação de sem-abrigo;

- Dependências (álcool, drogas, jogo, outras);

- Isolamento social;

- Outras situações de risco e/ou vulnerabilidade social.

 

Quem pode sinalizar?

Qualquer pessoa, entidade pública ou privada (PSP, DGRSP, Tribunal, Hospital, Centro de Saúde, Junta de Freguesia, IPSS’s, Farmácias, Empresas, Mercearias, Cafés, Lojas de Comércio, Escolas Públicas e Privadas, Serviço de Emprego).

 

Local de funcionamento?

O Radar Social funciona de segunda a sexta-feira, no Edifício do Balcão Único, Largo do Infantário n.º 5, 3140-850 Montemor-o-Velho.

 

Quais os contactos?

 

e-mail: 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Telemóvel: 939 050 812

Telefone: 239 687 300 (chamada para a rede fixa nacional)

 

 

 

Eleições Autárquicas 2025

 

As eleições autárquicas portuguesas têm lugar de quatro em quatro anos, sendo que são três os órgãos alvo de sufrágio: a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e a Assembleia de Freguesia.

 

A conversão dos votos em mandatos faz-se de acordo com o sistema de representação proporcional e o método de Hondt.

 

O mandato dos titulares de órgãos das autarquias locais é de 4 anos, tendo sido legalmente estabelecida, desde 2005, uma limitação de 3 mandatos consecutivos para os presidentes dos órgãos executivos (presidentes das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia).

As primeiras eleições autárquicas em Portugal aconteceram em 1976.

 

A legitimidade das decisões das autarquias locais decorre da eleição dos respetivos órgãos, que estão constitucionalmente consagrados como:

  • Órgãos executivos - a câmara municipal e a junta de freguesia - a quem, em termos práticos, compete propor e executar as decisões e indicações dos órgãos deliberativos;

  • Órgãos deliberativos, a assembleia municipal e a assembleia de freguesia, a quem cabe aprovar, ou não, entre outras competências de iniciativa própria, as propostas dos respectivos órgãos executivos.

 

 

 

Consulte, aqui, diversas informações úteis sobre as eleições autárquicas:

 

Cartaz | Eleições Autárquicas 2025

Decreto n.º8/2025 | Fixação da data das eleições gerais para os órgãos representativos das autarquias locais

Legislação Eleitoral Complementar (e atualizada)

Edital n.º 103/2025 | LOCAIS ADICIONAIS PARA AFIXAÇÃO DE PROPAGANDA ELEITORAL

Edital n.º 114/2025 | MAPA DEFINITIVO DAS ASSEMBLEIAS E SECÇÕES DE VOTO

Comunicação SGMAI | Não realização, em 12 de outubro de 2025, de espetáculos desportivos

 

 

FOLHETOS EXPLICATIVOS PARA O VOTO ANTECIPADO

 

 

Desdobramentos das Assembleias de Voto

Arazede

Carapinheira

Liceia

Meãs do Campo

Pereira

Santo Varão

Seixo

Tentúgal

União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca

União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões

Sistema Intermunicipal de Transportes (SIT) Região de Coimbra

O SIT, Sistema Intermunicipal de Transportes, é o novo serviço de transporte regular de passageiros da Região de Coimbra.

A partir de 1 de agosto, o Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra (SIT Metropolitano) vai garantir mobilidade entre todos os municípios da região, com mais conforto, tecnologia e preços acessíveis.

 
Entre as novidades a bordo destacam-se:
  • WiFi gratuito
  • Sistema de bilhética mais moderno e intuitivo
  • Passe mensal com 50% de desconto
  • Acesso ao planeamento de viagens, desde o ponto de partida ao ponto de destino, de forma rápida e intuitiva através do google maps.
 
 
 
SIT Metropolitano
 
CONCESSÃO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR MODO RODOVIÁRIO DA REGIÃO DE COIMBRA
 
Operador de serviço público: Busway Coimbra, SA
Marca: SIT Metropolitano
 
 
 
Informação disponível em:
 
 
Redes sociais: Sit Metropolitano (Facebook e Instagram)
 
Linha de apoio: 707 100 005 (chamada paga)
 
Horário atendimento: Dias úteis: das 8h00 às 20h00; Sábados, Domingos e Feriados: das 9h00 às 18h00
 
 
 

Locais para compra/carregamento dos títulos de transportes e pedidos de informação a partir de dia 21 de julho: 

Custo do suporte dos passes: 6 euros (3€ se se tratar dos passes para crianças e jovens); 

Custo do suporte em papel (pré- comprados): 0.60€ 

Mais informação de preços e tarifas em: https://sit-regiaodecoimbra.pt/tarifarios/ 

 

MONTEMOR-O-VELHO 

Bilheteira BUSWAY EN 111 Lavariz 3140-094 Montemor-o-Velho 

Horário de atendimento: Dias úteis: das 9h00 às 19h00; Sábados: das 9h00 às 13h00

Consulte as linhas e horários aqui.

 

 

Outras localizações para compra/carregamento dos títulos de transportes:

 

ARGANIL 

Agente, Argomagazine - Artes Gráficas e Papelaria, Lda Rua Comendador Saúl Brandão 3300-064 Arganil 

 

CANTANHEDE 

Bilheteira BUSWAY Avenida do Brasil Lote 11 R/C 3060-125 Cantanhede

Agente, Hortícola de Cantanhede Rua António José de Almeida, 22/24 3060-142 Cantanhede

Agente, Kiosque Freixial Freixial Shopping, Lugar do Freixial 3060-228 Cantanhede 

 

COIMBRA 

Bilheteira BUSWAY Rua Alto da Relvinha nº2 3025-028 Pedrulha – Coimbra

Agente, Loja Infomobilidade Avenida Central – Loja do Cidadão 3000-607 Coimbra 

Agente, Tabacaria Mimos & Companhia R. Visc. da Luz 65 3000-414 Coimbra

Agente, Tabacaria Triunfo Largo da Portagem 3000-201 Coimbra 

 

CONDEIXA-A-NOVA 

Agente, Papelaria “O Calhambeque” Rua Dona Elsa Sotto Mayor 3150-133, Condeixa-a-Nova 

 

FIGUEIRA DA FOZ 

Bilheteira BUSWAY Terminal Rodoviário da Figueira da Foz, Av. Saraiva de Carvalho 3088-055 Figueira da Foz

Agente, Papelaria Lusitana Rua da República 224 3080-036 Figueira da Foz

Agente, Papelaria ABC Rua 30 de Junho nº 29 3090-404 Figueira da Foz 

 

GÓIS 

Agente, A Padaria Av. Combatentes do Ultramar 24 3330-333 Góis 

 

LOUSà

Agente, Jamarket Praceta Comendador Fernandes Costa, 9A 3200-221 Lousã 

 

MEALHADA 

Agente, Papelaria Chafariz Largo dos Chafarizes 5 3050-333 Mealhada 

 

MIRA 

Bilheteira BUSWAY Terminal Rodoviário de Mira, Rua Óscar Moreira da Silva 3070-134 Mira 

 

MIRANDA DO CORVO 

Agente, PGL Shop Rua Arménio Costa Simões nº 76 3220-186 Miranda do Corvo 

 

MORTÁGUA 

Agente, Intermarché Mortágua Avenida dos Bombeiros Voluntários 3450-122 Mortágua 

 

OLIVEIRA DO HOSPITAL 

Bilheteira BUSWAY Central de Camionagem de Oliveira do Hospital, Av. Dr. Carlos Campos 3400-058 Oliveira do Hospital 

 

PAMPINHOSA DA SERRA 

Agente, Minipreço Pampilhosa da Serra Bairro São Martinho Lote 7E 3320-228 Pampilhosa da Serra 

 

PENACOVA 

Agente, A Teia Av. 5 de Outubro 3360-317 Penacova 

 

PENELA 

Agente, Jamarket Rua de Coimbra nº 50 3230-284 Penela 

 

SOURE 

Agente, PGL Shop Av. Dr. João Esteves Simões 1 3130-200 Soure 

 

TÁBUA 

Bilheteira BUSWAY Central de Camionagem de Tábua 3420-336 Tábua 

 

VILA NOVA DE POIARES 

Bilheteira BUSWAY Terminal Rodoviário de Vila Nova de Poiares, Av. Manuel Carvalho Coelho 138 Vila Nova de Poiares 

 

Horário de atendimento: Dias úteis: das 9h00 às 19h00; Sábados: das 9h00 às 13h00

 

 

 

Cartões pré-comprados atuais 

Transdev 

Quem tiver um cartão-valor com saldo, poderá solicitar reembolso de 1 a 15 de agosto na bilheteira da Gare de Coimbra na seguinte morada: Avenida Fernão Magalhães 3000-178. Excecionalmente pode ser solicitada na última semana de julho. 

 

 

 

 

Saber...