Torre do Relógio

Tentúgal

Deve ter sido mandada construir pelo Infante D. Pedro, talvez sobre construção anterior. Foi torre do relógio da Câmara de Tentúgal e actualmente é pertença da Junta de Freguesia. Há autores que afirmam que terá sido a torre de menagem de uma fortificação, o que nos parece pouco provável. Pode é esta ter sido construída no sítio da anterior.

No século XVIII, Luiz Cardoso afirmou que a torre parecia ter servido para observação e que segundo a tradição teria sido edificada pelos mouros. Elogiou ainda a dureza do material utilizado na sua construção, uma vez que apesar das paredes serem delgadas e com uma altura considerável, não apresentava qualquer sinal de deterioração, sustentando dois sinos, um da Câmara e outro do relógio.

Tal como já afirmámos não nos parece muito verosímil esta hipótese. Por outro lado, há quem afirme que a torre fazia parte do castelo ou dos Paços do Concelho. Também segundo a tradição, existem referências a umas estrebarias do Infante D. Pedro, duque de Coimbra, no local onde está o largo (atrás da torre), bem como ter havido ali no século XIX umas casas velhas com uma janela manuelina semelhante à da Quinta do Lapuz. Em 1974, a Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais realizou a reparação dos rebocos, da escada e dos refechamentos interiores, assentamento do pavimento e da porta.

Torre quadrada, estreitando na altura, com porta gótica (arco quebrado com arestas chanfradas em triângulo, para a rua principal. No interior tem outra também gótica, entaipada, que confina com as antigas casas da Câmara à altura do 1º andar. No r/c existem ainda vestígios góticos, duas arcarias antigas e alguns tectos abobadados. Um pouco acima da altura dos telhados, há uma janela gótica na parede sul da torre e uma seteira cruciforme. Nas faces surgem ventanas e um relógio. A construção é coroada por quatro merlões.