Itens filtrados por data: quarta, 28 março 2018

28/ quarta-feira | 20h30 | Edifício Paço de Tavarede | Figueira da Foz

A participação é gratuita, mas implica inscrição prévia.

Inscrições até 27 de março em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUZaXZWt_IJQEt58evZGReXqLboi-R1tKxlKhaHgWbLTz3Qw/viewform?entry.522317516&entry.805378763&entry.2126973409&entry.1934545490&entry.1451253644

Org. > Município da Figueira da Foz e a Associação Fernão Mendes Pinto

Publicado em Agenda Cultural

Quase três dezenas de portadores do Cartão Montemor Sénior de Arazede que participam na atividade física Seniores em Movimento e utentes do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Arazede ajudaram, no dia 28 de março, o Parque Verde do Mato Povo, na Bunhosa, na freguesia de Arazede, a ficar ainda mais bonito.
Ao todo, o parque que nasceu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e a Junta de Freguesia de Arazede, recebeu mais 25 árvores.
Assim, casuarinas, grevíleas e chorões foram algumas das espécies que foram plantadas e que “vão fazer com que este seja um espaço cada vez mais convidativo para praticar desporto, descansar ou conviver com a família e amigos”, avançou Rui Santos, adjunto do Presidente da Câmara Municipal.
“Este é mais um momento em que nossos seniores voltam a dar provas que estão cheios de vitalidade e com vontade de continuar a criar uma comunidade mais participativa. É um gosto enorme podermos continuar a proporcionar momentos que promovam também o convívio e estes momentos de confraternização”, reforçou.
De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, referiu: “Esta iniciativa foi desenvolvida em parceria entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal e, para além de assinalar o Dia Mundial da Árvore, pretendeu também dar a conhecer à comunidade o parque e convidá-los a usar o espaço”.
O Parque Verde do Mato Povo, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, contempla um ponto de abastecimento de água para os meios aéreos, bem como está equipado com um parque fitness e mesas de piquenique, estando previsto, para breve, a colocação de sanitários e de um parque infantil.

Publicado em Notícias

Em abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho volta a responder ao desafio da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e associa-se à campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
A programação de 2018 vai disponibilizar um cartaz alusivo à iniciativa, sendo afixado nas instalações da CPCJ de Montemor-o-Velho, nas Escolas, na Câmara Municipal, no Centro de Saúde e respetivas Extensões, nas Juntas e Uniões de Freguesia, na Segurança Social, nas IPSS’s, nas Associações, nos Bombeiros e na GNR e vão ser, ainda, distribuídos flyers com a história do laço azul.
No dia 3 de abril, às 15h30, à semelhança das anteriores edições, vai ser colocado um laço azul na fachada dos Paços do Município.
Com o intuito de envolver ainda mais a população e sensibilizar a comunidade para a defesa das crianças e jovens contra os maus-tratos, a CCPJ de Montemor-o-Velho lança um desafio aos comerciantes do concelho.
Assim, a organização vai disponibilizar o cartaz da campanha para ser colocado nas montras, sendo pedido que decorem as suas montras tendo em consideração a cor azul que corresponde ao “laço azul” da campanha e que ar decorem com motivos alegres, que manifestem afetos, numa oposição aos maus tratos.
Os comerciantes que aderirem ao desafio proposta pela CPCJ de Montemor-o-Velho podem ainda enviar uma fotografia das suas montras para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., de modo a que possa ser realizada uma exposição na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho no final da campanha.


Informação Complementar:
História do Laço Azul (Blue Ribbon) - disponível em https://www.cnpdpcj.gov.pt/documentos/historia-do-laco-azul.aspx

"A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e referia-se aos maus tratos à sua neta. Pela mesma razão, o seu neto já tinha sido morto de forma brutal.  E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. A história de Bonnie Finney mostra-nos o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter, no despertar das consciências do público em geral relativamente aos maus tratos em crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos".

Saiba mais em www.cnpdpcj.gov.pt

Publicado em Notícias

De 3 a 8 de abril, a 3ª edição da Masterclass de Sopros e Percussão promete continuar a fomentar a formação musical dos jovens músicos do concelho.
Promovida pela Câmara Municipal, a iniciativa não tem custos para os participantes, e, para além da formação, está assegurado, igualmente, o transporte e a alimentação.
Direcionada para os músicos da Academia Musical Arazedense (AMA), da Associação Cultural e Recreativa de Carapinheira (ACRC), da Associação Filarmónica União Verridense (AFUV), da Associação Filarmónica 25 de Setembro (AF25S) e da Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA), a Masterclass de Sopros e Percussão vai reunir cerca de 90 participantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 30 anos, repartidos pelas classes de flauta, oboé, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, bombardino/tuba e percussão.
Sob a direção pedagógica de Duarte Garcia, maestro da AFUV – Associação Filarmónica União Verridense, os jovens músicos vão poder ficar a saber mais sobre a postura corporal, os hábitos de limpeza e conservação dos instrumentos, a leitura musical ou a projeção sonora.
Ano após ano e com o intuito de proporcionar uma experiência pedagógica única e diferenciadora, a organização tem desenvolvido esforços para que os professores das diversas classes sejam sempre diferentes a cada edição.
A abertura da Masterclass de Sopros e Percussão 2018 realiza-se no dia 3 de abril, às 10h, na Escola Profissional de Montemor-o-Velho, local onde vai decorrer a formação dos participantes.
No domingo, dia 8 de abril, às 16h, na Igreja de Santa Maria da Alcáçova, no Castelo, o resultado da formação vai poder ser apreciado e comprovado no concerto de encerramento da Masterclass de Sopros e Percussão 2018.
A entrada é livre.

Masterclass de Sopros e Percussão está de regresso!

Publicado em Notícias

Até julho, sempre às quintas e sextas-feiras, o Castelo de Montemor-o-Velho desafia os mais novos a partirem à descoberta da história com a atividade “Era um mês um Rei”.
Promovida pela Câmara Municipal e dirigida aos meninos e meninas do pré-escolar, a partir dos 5 anos, e aos alunos do 1º e 2º ciclos, a iniciativa é gratuita, porém é necessário fazer marcação prévia pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 239 687 040.
Muito divertidos e interessados, 91 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Arazede e 17 crianças do Jardim de Infância de Almagreira foram alguns dos participantes da atividade “Era um mês um Rei”, tendo realizado uma visita guiada ao Castelo, bem como ouviram atentamente as suas lendas e ficaram a saber mais sobre D. Afonso Henriques e de D. Pedro I.

Publicado em Notícias

Saber...