Itens filtrados por data: domingo, 08 julho 2018
domingo, 08 julho 2018 18:34

Zambujeiro venerou S. Tomé

Os festejos em Honra de S. Tomé, no Zambujeiro, na freguesia de Arazede, atingiram o seu ponto alto com a missa e procissão em louvor do padroeiro, no dia 8 de julho.
A sentida manifestação de fé percorreu as principais ruas da localidade e foi abrilhantada banda filarmónica da Academia Musical Arazedense (AMA).
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente José Veríssimo, do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, e do tesoureiro da Junta, Paulo Costa, associou-se às festividades e, ao desejar “os maiores sucessos à próxima comissão de festas”, congratulou-se “por se continuaram a manter vivas as tradições e a honrar as vivências da comunidade”.
Os festejos realizaram-se entre 5 de 8 de julho, e, à semelhança do ano anterior, o Grupo de Música e Cantares “Alegria do Zambujeiro” voltou a encantar o muito público presente no encerramento dos festejos que terminaram com o baile a cargo dos “Musical Tema”.
Cumprindo a tradição, no final da procissão foram anunciados os novos mordomos.
Assim, Abel Carapeto, António José Trindade, Henrique Fernandes, Paulo Labela e Francisco Côca vão dar lugar a João Ramalho, Pedro Nogueira, Simão Breda e Vítor Silva na organização dos festejos em 2019.
Publicado em Notícias
No dia 8 de julho, a ADCRA - Associação Desportiva de Caçadores da Região de Abrunheira levou a efeito a tradicional largada de caça, reunindo dezenas de convivas de todo o país, na Abrunheira.
A iniciativa contou com a largada de 300 peças de caça – patos, perdizes e pombas -, estando disponíveis 24 portas, num total de 48 armas/caçadores.
De acordo com Bruno Rodrigues, presidente da direção da ADCRA, “a caça que sobrou fica para repovoamento, sendo um acréscimo aos repovoamentos habituais que efetuamos em julho, setembro e outubro”.
A par da largada de caça, foi também organizado um almoço de convívio a cargo da comissão de festas em Honra de Nª Senhora da Graça.
“Este almoço é mais uma forma de angariarmos verbas para as festas que realizam entre 17 e 20 de agosto e resulta de uma parceria com a ADCRA, uma vez que tiveram a gentileza de nos oferecer um javali para prepararmos uma caldeirada de javali”, avançou Pedro Canais, em representação da comissão de festas 2018.
A vereadora Paula Rama, acompanhada do presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (UFAVVNB), Carlos Alves, marcou presença no momento de confraternização que reuniu mais uma centena de convivas, entre populares e participantes na largada de caça, e referiu: “É de saudar o dinamismo do tecido associativo do nosso concelho e é, com particular agrado, que constato o saudável clima de parceria que existe entre a ADCRA e a comissão de festas, permitindo criar um ambiente que estimula de crescimento mútuo, assim como contribui para a promoção da UFAVVNB e do concelho”.
Publicado em Notícias
domingo, 08 julho 2018 16:46

Festas de S. Tomé | Zambujeiro

5 a 8/quinta-feira a domingo

Publicado em Agenda Cultural
O XX Festival Internacional de Folclore do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego (RFCBM) - Santo Varão voltou a surpreender e a deslumbrar o muito público presente junto ao adro da Igreja Matriz de Santo Varão, no dia 7 de julho.Subordinado ao tema “O Povo que vive no Rio…Ou o Rio que vive no Povo”, Pedro Santos, coordenador do RFCBM, no decorrer da sessão de boas-vindas, que se realizou no Centro Cultural de Santo Varão, ao referir que “o evento tem como propósito servir a comunidade, respeitar a memória individual e a memória coletiva da freguesia”, reforçou: “O RFCBM não realiza apenas um festival de folclore, realiza o festival com folclore e etnografia”.
Assim, antes da entrega de lembranças aos grupos e entidades presentes, Maria Cordeiro, carinhosamente tratada por Bia, elemento do RFCBM, sob os pressupostos de uma análise feita com base uma perspetiva feminina e de que “a história não é feita só de reis e rainhas, mas também pelas pessoas que andam nos campos”, revelou algumas memórias ligadas ao rio Mondego até à década de 60 do século passado e a sua ligação às vivências de Santo Varão.
Na ocasião, a vereadora Paula Rama felicitou o Centro Beira Mondego e o RFCBM pela realização de “mais um evento cultural de excelência”, deixou elogios à direção do CBM, em particular à presidente Rosa Simões, “por todo o trabalho que faz na instituição” e sublinhou: “Obrigado por nos terem convidado a estar convosco nesta comemoração e, da nossa parte, tudo faremos para continuar a colaborar. Podem contar connosco”.
Após a recriação de diversos momentos ligados ao Mondego e da sua evolução que acompanhou e transformou, igualmente, a vida das populações, o XX Festival Internacional de Folclore ficou concluído com as atuações do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego - Santo Varão, do Rancho Folclórico da Mãe d´Água de Bragança – Bragança, do Rancho Folclórico Santa Maria da Touguinha - Vila do Conde, do Grupo Folclórico Danças e Cantares do Minho – Lisboa e do Zeplén Folk Group – Hungria.
Durante a tarde, decorreu ainda uma animada Oficina de Dança na qual algumas formações participantes ensinaram as suas danças e os seus cantares.
Publicado em Notícias
O Grupo Folclórico da Vila de Pereira voltou a proporcionar uma viagem inesquecível ao mundo do folclore e da etnografia com a realização do Festival Nacional (47ª edição) e Internacional da Folclore, no dia 7 de julho, na Vila de Pereira.Na sessão de boas-vindas, que decorreu no Celeiro dos Duques de Aveiro, Jorge Ferreira, coordenador da secção folclore Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCR) de Pereira, deixou palavras de agradecimento aos grupos e instituições presentes e, ao apresentar um agradecimento especial a Maria de Lurdes Oliveira, produtora de queijadas, referiu: “Este festival vai ter algumas novidades. Nunca tivemos a Queijada de Pereira a ser feita ao vivo num festival de folclore e, por isso, espero que possam ver como é feita e que a provem”.Na ocasião, a vereadora Paula Rama desejou “os melhores êxitos ao festival” e que possa ser “um momento em que os grupos participantes partilham as suas danças e a sua cultura”.À margem da sessão de boas-vindas, Paula Rama destacou ainda a importância dos festivais de folclore na “preservação da memória e identidade do território”, bem como assinalou “o trabalho de excelência do Grupo Folclórico da Vila de Pereira”.Após o desfile pela zona histórica da vila, o Festival de Folclore da Vila de Pereira, que contou com as atuações do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões – Baixo Minho, do Grupo Etnográfico Santa Maria de Negrelos – Região Entre Douro e Minho, do Rancho Folclórico Tá-Mar da Nazaré – Alta Estremadura, do Grupo Folclórico da Vila de Pereira – Baixo Mondego e do The Trachtengruppe Dudingen – Suiça, tomou conta do Jardim da Vila e encantou o muito público presente.
Publicado em Notícias
domingo, 08 julho 2018 11:51

Meãs do Campo celebrou Folclore

O Grupo Folclórico da Associação Cultural Desportiva e Recreativa (ACDR) de Meãs do Campo continua a ser um dos embaixadores da cultura do concelho e, no dia 7 de julho, voltou a comprová-lo com a realização da 43ª edição do Festival de Folclore.
A vereadora Paula Rama marcou presença na participada manifestação cultural e, ao desejar “as maiores felicidades aos grupos participantes”, aproveitou o momento para elogiar a dinâmica o grupo anfitrião.
No decorrer da sessão de entrega de lembranças, Filipa Silva, do Grupo Folclórico da ACDR de Meãs do Campo, deixou palavras de agradecimento às entidades e instituições e referiu: “A presença da Câmara Municipal é também um reconhecimento do nosso trabalho e dá-nos mais confiança e motivação para continuarmos”.
 O animado serão contou com as atuações do Grupo Folclórico da ACDR de Meãs do Campo, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias – Marvão, do Rancho Folclórico de Gouveia – Guarda e do Rancho Folclórico de Ramalde – Porto.

Publicado em Notícias

7/sábado

16.00H - Futebol de rua, na rua da Barca. (equipas de jovens a inscreverem-se)

17.00H - Dança de zumba, aberta ao público, promovida pelo “GINÁSIO MORFIT”.

18.00H - Futebol de 11, entre solteiros e casados no Campo da Lages.

20.30H - Jantar convívio. Inscrições por: 969 072 755 933 518 996 / 926 211 805

22.00H - Desfile das marchas populares do Atlético Clube Montemorense.

23.00H - Baile, abrilhantado pelo artista barquense “NELSON CABRAL”.

24.00H - Encerramento da noite de diversão.

 

8/domingo

 

11.00H - Missa campal.

13.00H - Almoço convívio de rua, com todos os barquenses, amigos, convidados e forasteiros.

14.30H - Arruada pelos bombos “BOM... BUS” da Filarmónica 25 de Set. de Montemor-o-Velho.

 

15.00H - Atuação do grupo de danças “TRIBO DA DANÇA”.

16.00H – Atuação do grupo de cantares “APRE”

 17.00H - Homenagem aos “barquenses”, nascidos entre julho de 2017 e julho de 2018

18.00H - Atuação do “Grupo de Cantares

do Casal Novo do Rio”.

19.00H - Atuação do “Duo de cantares “LITO TOMÉ/CIDÁLIA AVEIRO.

20.00H -  Início do baile com o conjunto “DITO E FEITO”.

Publicado em Agenda Cultural

Saber...