Itens filtrados por data: sexta, 26 abril 2019

Comemorações 45º aniversário do 25 de abril de 1974 | Montemor-o-Velho

A Assembleia Municipal vai à Escola
24 de abril | 14h00 | Escola Profissional de Montemor-o-Velho

 

Publicado em Agenda Cultural

21h30 | Teatro Esther de Carvalho | Montemor-o-Velho

Teatro “Memórias de um Abril” (Tributo a Salgueiro Maia)
Peça original baseada num texto de José Fanha com criação do CITEC, participação de BALUARTE e de elementos de outros grupos do concelho. Direção de Deolindo Pessoa.

 

Publicado em Agenda Cultural

“Começaram tímidos, como qualquer grande acontecimento, mas depois, no final, voltou a cumprir-se o legado de Abril com os alunos das três turmas (10º, 11º e 12º) do curso de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária de Montemor-o-Velho, a participarem ativamente e a expressarem os seus desejos e propostas para uma escola, um concelho e um país melhores”, esclareceu Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, no final da segunda sessão da iniciativa “Assembleia Municipal vai à Escola”, no dia 26 de abril.
“Este ano, considerando que se realizam as eleições europeias, decidimos levar a efeito estes encontros com os alunos mais velhos, nomeadamente da Escola Secundária e das escolas profissionais do concelho – Escola Profissional de Montemor-o-Velho e Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, da ADA-Associação Diogo de Azambuja, de modo a lembrar-lhes a importância 25 de Abril de 1974, as mudanças que ocorreram na sociedade portuguesa, mas também da responsabilidade e do papel que cada um de nós tem na transformação do mundo”, reforçou.
Ao longo da iniciativa que contou também com a presença e/ou intervenções de elementos da direção do AEMOV – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, do 1º secretário da mesa da Assembleia Municipal, Carlos Lucas Correia, da 2ª secretária da mesa, Célia Craveiro, e dos membros da Assembleia Municipal, Albertina Jorge (PS) e Nuno Cardoso (CDU); e Francisco Nobre e Cristina Jorge (coligação “Por Montemor Tudo e Sempre” – PPD/PSD. CDS/PP), os alunos e as alunas abordaram, por exemplo, os direitos das mulheres ou a importância de viver em democracia.
No final, as entidades visitaram o mural existente na escola alusivo ao 25 de Abril.
Recorda-se que dia 24 de abril, no âmbito das comemorações do 25 de Abril de 1974, a primeira sessão da “Assembleia Municipal vai à Escola” realizou-se no auditório da EPM.

Publicado em Notícias

No dia 26 de abril, as crianças das turmas do 2º ano (1ARB e 1ARC), da Escola Básica de Arazede, realizaram uma Minioperação STOP para sensibilizar os automobilistas para a temática da prevenção dos maus-tratos na infância.
Junto ao Complexo Desportivo Júlio Jorge Simões, nas Faíscas, na freguesia de Arazede, os jovens agentes da autoridade, na companhia de Paulo Girão (cabo), Carla Queda (cabo) e Edgar Medina (cabo), do Destacamento da GNR de Montemor-o-Velho, lembraram que “as crianças têm que crescer num ambiente de tranquilidade e felicidade” e que “devem ser protegidas da violência”, entregando, para o efeito, marcadores de livros e folhetos alusivo à campanha.
A iniciativa foi dinamizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho, contou com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e foi organizada pela Seção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Montemor-o-Velho, no âmbito do programa Escola Segura, integrando a programação da CPCJ, “Abril - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, e elementos da CPCJ de Montemor-o-Velho (Júlia Simões e Graça Roque) estiveram presentes na ação de sensibilização e foram unânimes em considerar “da máxima pertinência e importância” a realização de iniciativas que alertem a comunidade para a questão dos maus-tratos na infância e juventude.
Em Montemor-o-Velho, a programação “Abril - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude” termina na próxima terça-feira, dia 30 de abril, às 14h, no Largo da Feira, com centenas de crianças a dar forma a um Laço Azul Humano.

Publicado em Notícias

21h30 | Teatro Esther de Carvalho | Montemor-o-Velho

Peça original baseada num texto de José Fanha com criação do CITEC, participação de BALUARTE e de elementos de outros grupos do concelho. Direção de Deolindo Pessoa

Publicado em Agenda Cultural

No dia 26 de abril, as crianças das EB1 de Meãs do Campo e do Casal Novo e do Jardim de Infância de Meãs do Campo, pais e encarregados de educação, entidades, auxiliares e professores percorreram a freguesia na 3ª Caminhada "Ser Saudável".
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, acompanhado de elementos do executivo da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, marcou presença na iniciativa e referiu “que são de enaltecer todas as ações que contribuam para promover uma vida mais saudável”.
Na ocasião, professora responsável pela EB1 de Meãs do Campo, Luísa Brízido, aproveitou para deixar um cumprimento especial “aos pais, encarregados de educação e familiares dos alunos por continuarem a participar nas atividades e a colaborar em todos os desafios propostos”.

Publicado em Notícias

Saber...