Itens filtrados por data: segunda, 09 março 2020

“O que gostaria que melhorasse na minha comunidade?” foi o ponto de partida para as crianças da turma do 3º G, do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Centro Educativo de Montemor-o-Velho, começarem a desenvolver as suas competências no que diz respeito à cidadania e à participação cívica.
Assim, no dia 9 de março, as crianças marcaram presença na reunião do Executivo Municipal e apresentaram as ideias e sonhos que têm para o concelho e para o mundo, aproveitando para colocar algumas questões ao presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
Aos poucos a timidez foi dando lugar à confiança e as crianças foram desejando que “as pessoas tornassem a vida das crianças melhor”, “que não houvesse poluição” ou que “acabasse o racismo em Portugal e o bullying nas escolas”, assim como aproveitaram para ficar a saber mais sobre o trabalho que é desenvolvido pela Câmara Municipal e para deixar algumas sugestões para a próxima edição do Castelo Mágico.
O entusiasmo e a profusão de questões e de ideias foram de tal modo evidentes que o edil montemorense, ao incentivar os alunos e as alunas “a aprenderem e a estudarem muito”, sublinhou: “Queremos que regressem no final do ano letivo para nos mostrar os desejos que têm para a vossa terra e o que é que pode ser melhorado. Esta é uma casa aberta. É, também, a vossa casa”.
"O que gostaria que melhorasse na minha comunidade?” está a ser desenvolvido desde o início do ano letivo, no âmbito do projeto “+ cidadania + direitos + participação”, integrado no projeto ADN, Ativar os Direitos dos mais Nov@s (financiado pelo EEA Grants, Programa Cidadãos Ativ@s), promovido pela AFMP (Associação Fernão Mendes Pinto).
“O projeto visa promover a participação ativa das crianças precocemente na sociedade, pelo que a ideia é trabalhar as questões relacionadas com cidadania”, referiu Marta Santos, da AFMP.
A iniciativa, que vem ao encontro da atuação em proximidade e de educação para a cidadania preconizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, pretende ser “um espaço de partilha e aprendizagem promotor dos direitos, deveres e participação, com recurso a experiências e contextos formais e informais de aprendizagem”, conforme se pode ler no folheto de divulgação do projeto ADN, Ativar os Direitos dos mais Nov@s.

Publicado em Notícias

No dia 9 de março, cerca de 70 mulheres que trabalham na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho assinalaram, de forma simbólica, o Dia Internacional da Mulher, na Praça da República, com a formação do espelho de Vénus humano.
O símbolo que representa o género feminino tomou de assalto a Praça da República e procurou alertar para as conquistas e desafios que ainda se colocam atualmente, assim como provocar nos transeuntes, homens e mulheres, um pretexto para iniciar uma reflexão sobre a condição feminina e sobre o caminho que ainda há a fazer em direção à plena igualdade de género.
O Município de Montemor-o-Velho vai continuar a agir e a valorizar as mulheres, todos os dias.

Publicado em Notícias

Animação, Etnografia & Música ao vivo

9 março | segunda-feira
20h00 Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal

10 março | terça-feira
20h00 Coro Polifónico da Associação Filarmónica União Verridense
21h00 Grupo de Concertinas dos Netos Ferreira-a-Nova

11 março | quarta-feira
20h00 Grupos Mind Dance e Md Kids

12 março | quinta-feira
20h00 ADN de Palco | Centro Beira Mondego Santo Varão

13 março | sexta-feira
20h30 Grupo de Ginástica Artística do Atlético Clube Montemorense
22h00 Fado com a Guitarra de Sílvio Girão
00h00 DJ Diogo Estobia

14 março | sábado
12h-00h ARROZ DOCE NON STOP | Maratona de Confeição de Arroz Doce
12h00 Espetáculo pelo Grupo de Artes e Espetáculo da Unidade Funcional de MMV da APPACDM de Coimbra
14h00 Desfile Chapéu Carolino| Seniores em Movimento
17h00 Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro
18h00 Grupo de Dança Fénix Groove de Arazede
19h00 Rancho Folclórico de Escalos de Cima Castelo Branco
19h30 Cancioneiro da Liga dos Amigos dos Campos do Mondego
20h30 Rancho Folclórico da Carapinheira
22h30 Tributo aos Xutos & Pontapés

15 março | domingo
14h00 Orquestra Ligeira da Carapinheira
15h00 Smile & Dance Grupo de Dança
16h00 Orquestra da Escola de Música da Academia Musical Arazedense
17h00 Grupo Folclórico da Vila de Pereira
17h00 Jogos Tradicionais
18h00 Rancho Folclórico Cantarinhas da FIRA
19h00 Raposas Dançantes - Grupo de dança da ACR Casal do Raposo
20h00 Rancho Folclórico Camélias da Gândara

Horário tenda Festival:
6ª (dia 6) | 19h/02h
6ª (dia 13) e sábados | 12h/02h
Domingos | 12h/00h
2ª a 5ª | 12h/ 00h

Saiba mais em Programação | Festival do Arroz e da Lampreia 2020

 

Publicado em Agenda Cultural

Saber...