Itens filtrados por data: segunda, 29 maio 2023
No dia 28 de maio, os festejos em Honra de Nossa Senhora da Rosa, em Vila Nova da Barca, atingiram o seu ponto alto com a missa e procissão de louvor, reunindo muitos fiéis, entidades e populares.
Décio Matias, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, marcou presença nas festividades que animam a localidade da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, entre 26 e 29 de maio, e congratulou-se “pela realização de uma festa que diz muito à comunidade e que representa mais um belo exemplo do espírito de entreajuda que existe em todo o concelho”.

 

Publicado em Notícias
De 26 a 29 de maio, a localidade de Morraçã, na freguesia de Tentúgal, recebeu centenas de amigos nas tradicionais festas em Honra de S. Bento.
 
No domingo, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, Ricardo Monteiro, marcou presença na festividade e, elogiando a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Morraçã, fez votos para que “continuem a dinamizar eventos que juntem a comunidade e contribuam para dinamizar a freguesia de Tentúgal”.

 

Publicado em Notícias
O Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho, foi o palco da apresentação do mais recente livro de Vasco Paiva, “O Desbravar dos Caminhos”.
Os movimentos dos agricultores e as suas conquistas nos primeiros anos após a revolução de 25 de Abril de 1974 são alguns dos temas da obra editado pela Lápis de Memória, e apresentada este sábado, dia 27 de maio.
À margem da iniciativa, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, salientou que “a atividade agrícola no concelho percorreu um longo caminho. Apesar da evolução tecnológica, é necessário continuar a encontrar soluções conjuntas que permitam fazer face aos desafios para o setor, seja na formação seja no Associativismo”.
Engenheiro florestal e mestre em Recursos Florestais, Vasco Paiva vive em Coimbra e, em 2006, publicou "Na outra margem do Tempo" (editora Campo das Letras), seguindo-se, na editora Lápis de Memória, em 2014, "Crónicas de um Tempo Novo”, em 2020, " O Despertar das Montanhas", e, em 2023, "O Desbravar dos Caminhos".

 

Publicado em Notícias

No sábado, dia 27 de maio, a fé e a devoção saíram à rua em Liceia. No encerramento do “Mês de Maria”, a procissão de velas e os quadros vivos alusivos às Aparições de Fátima e às vivências dos pastorinhos voltaram a reunir fiéis e muito público pelas principais ruas da freguesia.

Com palavras de elogio às cerca de 50 crianças e jovens participantes, ao Grupo da Catequese da Paróquia de Liceia, às diversas associações e à comunidade, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia de Liceia, Joaquim Martinho, referiu que “paralelamente à componente religiosa, estes são momentos que fomentam o reforço da vivência em comunidade e promovem a freguesia e o concelho”.

Na edição de 2023, a procissão de velas incorporou também o símbolo das Jornadas Mundiais da Juventude 2023.

 

Fotografias gentilmente cedidas por Grupo da Catequese da Paróquia de Liceia

Publicado em Notícias

26, 27, 28 e 29 de maio

Publicado em Agenda Cultural

Saber...