Itens filtrados por data: terça, 30 maio 2023

A promoção de um estilo de vida saudável e a prática de atividade física continuam a animar a freguesia de Pereira, no concelho de Montemor-o-Velho. No domingo, dia 28 de maio, a chuva não assustou as dezenas de participantes da Primeira Caminhada da Saúde que percorreram cerca de 5 km pela freguesia.

Na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, esteve à conversa com os caminheiros antes da partida e referiu: “Depois do sucesso das Jornadas da Saúde, desenvolvidas pela Junta de Freguesia e que envolveu os agentes locais, são de saudar as diversas iniciativas que têm vindo a decorrer em Pereira, incentivando não só a vertente de promoção da saúde, mas também o fortalecimento do sentido de comunidade”.

No final, a iniciativa, organizada pela Farmácia Central, ficou concluída com um momento de partilha de convívio.

 

Fotografias gentilmente cedidas por Rita Almeida

Publicado em Notícias

Ação de formação para profissionais das organizações da sociedade civil que atuam diretamente sobre o fenómeno do TSH (Tráfico de Seres Humanos)”

30 de maio | 19h00-22h

Inscrições em: https://forms.gle/aFBDnoqrkwXUGmTu8

 

 

A sua participação é importante!
 
Veja as próximas ações em www.cm-montemorvelho.pt
 
Publicado em Agenda Cultural

O Encontro Concelhio de Folclore de 2023 foi o pretexto para uma jornada de cultura, confraternização e de celebração de danças e cantares do concelho de Montemor-o-Velho. No dia 28 de maio, o Rancho Folclórico da Carapinheira foi o anfitrião de uma iniciativa que reuniu nove ranchos e grupos folclóricos de Montemor-o-Velho.

Presente no almoço de convívio que juntou entidades, autarcas de diversas freguesias do Concelho e cerca de 200 elementos dos grupos participantes nas instalações do Centro Social e Paroquial da Carapinheira, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, sublinhou: “A riqueza do nosso património imaterial continua bem vivo graças à dedicação de todos os folcloristas. É com particular alegria que celebramos juntos as nossas músicas, danças e cantares neste momento inesquecível de celebração cultural”.

As condições climatéricas ditaram a mudança do Encontro Concelhio de Folclore do Parque de Nossa Senhora das Dores para o salão do Clube Desportivo Carapinheirense, todavia a presença de muito público, que lotou o espaço, confirmou o sucesso da iniciativa.

Pelo palco passaram o Rancho Folclórico da Carapinheira, Rancho de Cantarinhas “Flores das Tricanas” de Abrunheira, Rancho Folclórico Amores Perfeitos do Bebedouro, Grupo Folclórico da ACDS da Ereira, Grupo Folclórico da ACDR das Meãs, Grupo Folclórico da Vila de Pereira, Rancho Folclórico Os Malmequeres de Reveles, Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão e Rancho Folclórico e Regional do Seixo.

O Encontro Concelhio de Folclore 2023 foi organizado pelo Rancho Folclórico da Carapinheira e contou com os apoios, entre outros, do Município de Montemor-o-Velho, Junta de Freguesia da Carapinheira, Centro Social Paroquial da Carapinheira, LACAM e Clube Desportivo Carapinheirense.

 

Fotografias gentilmente cedidas por Rancho Folclórico da Carapinheira

Publicado em Notícias

O último fim de semana, 27 e 28 de maio, foi de festa para o Grupo de Teatro O Celeiro, da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira (ADCRP). Para além de celebrar o 24º aniversário, o grupo de teatro protagonizou o encerramento do 12º Em Cena - Encontro de Teatro da Vila de Pereira. Com casa cheia no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira, o Grupo Jovem d’O Celeiro apresentou, no sábado, a peça “Bendita Paragem de Autocarro”. Domingo, a Escola de Teatro Arménio Paiva levou à cena as peças “Que Ratito Espero” e “É pró menino e pra menina”.

No sábado, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, e do presidente da ADCRP, Jorge Ferreira, testemunhou “o muito talento e a energia transmitida pelos mais de cinquenta jovens artistas d’O Celeiro” e realçou “o enorme privilégio que todos temos em continuar a contar com a presença de Arménio Paiva, um apaixonado pelo teatro e um dos espíritos mais jovens d’O Celeiro, que continua a encantar e a ensinar gerações”.

Na 12ª edição do Em Cena - Encontro de Teatro da Vila de Pereira participaram, durante o mês de maio, o Grupo RTP Tinto – Cordinhã, com “Eles e Elas, o GT Renascer – Sanguinheira, com “Marido de Duas Mulheres” e o GT Exp. A Fonte – Murtede, com “Uma Nova Encenação”.

 

Fotografias gentilmente cedidas pel’O Celeiro

 

Publicado em Notícias

Na edição de 2023 do Prémio Cinco Estrelas Regiões, no distrito de Coimbra, o Pastel de Tentúgal voltou a ser reconhecido e foi o ícone regional galardoado na categoria “Doçaria Regional”. A pastelaria “A Pousadinha” foi a marca vencedora na categoria “Pastelaria e Doçaria Regional”.

Presente na cerimónia de entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões 2023, que decorreu em Idanha-a-Nova, na sexta-feira, dia 26 de maio, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, referiu: “As distinções obtidas no Prémio Cinco Estrelas Regiões são um reconhecimento do que de bom se faz no nosso país e, em particular, no nosso concelho”.

“Estão, por isso, de parabéns todos aqueles que, diariamente, tornam o concelho de Montemor-o-Velho e, em particular, a freguesia de Tentúgal mais doces, promovendo a excelência da nossa doçaria conventual”, reiterou Décio Matias.

Na 6ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, foram distinguidos 100 ícones regionais e 116 marcas locais de todo o país, tendo envolvido a participação de 436 mil consumidores portugueses que avaliaram mais de 900 marcas.

 

Fotografias gentilmente cedidas por Prémio Cinco Estrelas

 

Saiba mais em https://r.cinco-estrelas.pt

Publicado em Notícias

Hoje, entre as 19h e as 22h, realiza-se a sessão online “Ação de formação para profissionais das organizações da sociedade civil que atuam diretamente sobre o fenómeno do TSH (Tráfico de Seres Humanos)”.

Inscreva-se em: https://forms.gle/aFBDnoqrkwXUGmTu8.

 

A iniciativa é gratuita e realiza-se no âmbito da implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Montemor-o-Velho e da iniciativa intermunicipal “Região de Coimbra, com Igualdade”.

 

A sua participação é importante!

Veja as próximas ações em https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/municipio/comunicacao/item/7346-workshops-promovem-regiao-de-coimbra-com-igualdade

 

#montemorovelho #mmv #igualdade #cimregiaodecoimbra

Publicado em Notícias

Saber...