Cumprindo a tradição, o Grupo Folclórico da Vila de Pereira, da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira (ADCRP), voltou a presentear a comunidade e as associações da freguesia com o cantar das Janeiras, no dia 10 de janeiro.
Na receção realizada na sede da Junta de Freguesia de Pereira, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Vasco Martins, e o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, agradeceram a iniciativa, sublinhando a importância de manter vivas as tradições populares e de promover a vivência em comunidade.
Em Pereira, o cantar das Janeiras passou ainda pela Unidade de Cuidados Continuados de Pereira, pela Associação dos Amigos do Casal Minhoto e Casais Velhos e pela ADCRP.
A encerrar a época natalícia, o ACM – Atlético Clube Montemorense reuniu cerca de 180 convivas, entre atletas das várias modalidades (futebol, natação, ginástica e hip-hop), familiares, dirigentes e entidades, num animado Jantar de Reis que celebrou a união, a partilha e o desportivismo, no dia 10 de janeiro.
Presente na iniciativa, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Vasco Martins, acompanhado pelo presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, Bruno Rodrigues, manifestou o desejo de que o ACM continue a afirmar-se como uma referência no associativismo concelhio, contribuindo para a formação desportiva e pessoal de crianças e jovens.
A par dos momentos de convívio, realizou-se o tradicional sorteio de Reis que, este ano, premiou os participantes com material promocional do clube montemorense, nomeadamente blusões, fatos de treino e camisolas.
12 de janeiro de 2026, entre as 16h00 e as 20h00, sala de reuniões da presidência, no edifício dos Paços do Concelho | Realização da eleição indireta para presidente da CCDR-C – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional - Centro.
Atendendo à natureza da agenda da reunião – realização de um ato eleitoral –, não haverá lugar a inscrições do público.
Consulte os documentos da Sessão:
- Ordem de trabalhos (Edital nº1/2026)
- Despacho do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território
15h | Salão Nobre | Paços do Concelho | Montemor-o-Velho
Em 2026, o Festival do Arroz e da Lampreia regressa mais saboroso que nunca!
O único e genuíno arroz Carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego preparam-se para brilhar na 24ª edição do certame gastronómico que se realiza no Largo da Feira em Montemor-o-Velho, nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de março. Paralelamente, o Festival vai decorrer, durante todo o mês de março, nos restaurantes aderentes.
Quer fazer parte do mais saboroso festival da região?
O 24º Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio, terá lugar nos seguintes locais, datas e horários:
. Forma Presencial: Tenda, nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de março de 2026;
. Forma Presencial: Restaurantes Aderentes, de 1 a 31 de março de 2026;
O Festival estará aberto ao público na tenda localizada no Largo da Feira Quinzenal, em Montemor-o-Velho, os dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de março, encerrando ao público nos dias 9, 10, 11 e 12 de março de 2026.
As candidaturas decorrem de 1 a 7 de fevereiro de 2026
A candidatura será feita mediante o preenchimento e a entrega de:
. Restaurantes Aderentes: candidatura correspondente à Ficha de Inscrição n.º 1, sendo obrigatório anexar a Ementa Turística proposta para o Festival.
. Artesanato Concelhio: candidatura correspondente à Ficha de Inscrição n.º 2.
. Comércio e Serviços, Bares e Doçaria Local: candidatura correspondente à Ficha de Inscrição n.º 3.
. Petisqueiras: candidatura correspondente à Ficha de Inscrição n.º 3, sendo obrigatório anexar a Ementa Turística proposta para o Festival.
. Tasquinhas: candidatura correspondente à Ficha de Inscrição n.º 3, sendo obrigatório anexar a Ementa Turística proposta para o Festival.
. Espaços Publicitários e Terrados (área exterior): candidatura correspondente à Ficha de Inscrição n.º 4.
As candidaturas podem ser feitas das seguintes formas:
. Candidatura presencial no Balcão Único;
. Candidatura enviada por carta para Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Praça da República, 3140-258 Montemor-o-Velho;
. Candidatura enviada digitalmente para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com o assunto “Candidatura FAL2026”.
Documentos:
Normas de Participação, consulte aqui
Anexo 2 | Fichas de Inscrição
Ficha de Inscrição nº1 | Restaurantes Aderentes
Ficha de Inscrição nº2 | Artesanato Concelhio
Ficha de Inscrição nº3 | Bares - Petisqueiras - Comércio e Serviços - Doçaria local - Tasquinhas
Ficha de Inscrição nº4 | Espaços Publicitários e Terrados
Anexo 3 | Boas Práticas de Separação de Resíduos
Anexo 4 | Condições de Utilização dos Copos Reutilizáveis
No sábado, dia 10 de janeiro, o Almoço de Reis foi o mote para reunir utentes do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Verride (CPSSV), familiares, corpos sociais e convidados, num momento de convívio marcado pelo espírito de partilha e pela celebração da quadra natalícia.
Presente na iniciativa, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Vasco Martins, e o presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, destacaram o trabalho desenvolvido pelo CPSSV e sublinharam a importância da realização de iniciativas que promovem os valores da solidariedade, reforçam os laços comunitários e incentivam o convívio intergeracional.