Ano letivo encerra com solidariedade, convívio e cultura

Nos dias 22 e 23 de junho, os alunos dos diversos estabelecimentos de ensino continuaram a fazer as despedidas do ano letivo 2016/2017. Aos momentos de muita de diversão e convívio de toda a comunidade educativa, somou-se uma festa solidária realizada por alunos da EPM – Escola Profissional de Montemor-o-Velho e a oferta, por parte da Câmara Municipal, do livro “Pinta e descobre o concelho de Montemor-o-Velho” a todos os meninos e meninas do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
Na quinta-feira, dia 22, a vereadora Paula Rama, esteva à conversa com os mais novos e aproveitou para desejar umas boas férias aos meninos e meninas do Jardim-de-infância e do 1º CEB do Seixo de Gatões e do 1º CEB do Viso (Liceia).
No dia 23, as festividades começaram com um momento solidário. Nove alunas dos cursos de Auxiliar de Saúde, Informática e Multimédia – Nádia Cação, Jéssica Pessoa, Melina Jesus, Rita Melo, Patrícia Saltão, Neuza Lourenço, Tatiana Martins, Filipa Morgado, Gabriela Neves – organizaram o evento solidário “Juntos pelo Tiago” e cuja animação ficou a cargo de Ste Ven, Carolina Rama, Raquel Rodrigues e Paulo Sousa.
Na ocasião, a vereadora Paula Rama, na qualidade de diretora da ADA, saudou a iniciativa e referiu: “É com muito orgulho que vejo que os alunos da ADA também são solidários e capazes de criar ações que são capazes de ajudar quem mais precisa”.
A escola de Tentúgal e o Centro Educativo também reuniu pais, encarregados de educação, familiares, educadoras e auxiliares num animado momento festivo, tendo contado, igualmente, com a presença da vereadora Paula Rama.
Com muita animação, criatividade e música, os meninos e meninas do jardim-de-infância do Tojeiro (Arazede) e da escola da Coutada (Meãs do Campo) também se despediram do ano letivo, encantando todos os presentes.
Na ocasião, a adjunta do Presidente da Câmara, Diana Andrade, sublinhou: “A Câmara Municipal preparou um livro direcionado às crianças para lhes estimular o gosto pelo concelho, o conhecimento do património de todas as freguesias e o sentimento de pertença ao nosso território. Pedimos ao ilustrador Jorge Antunes que passasse para o papel um elemento de cada freguesia. O resultado foi excecional. As crianças podem agora pintar os seus monumentos e desafiar os seus pais a visitarem todas as freguesias”.
Os tablets e os smartphones até podem estar a ganhar terreno às máquinas de filmar e às máquinas fotográficas, mas há algo que nunca muda: O brilho nos olhos dos pais e dos encarregados de educação quando os seus petizes entram em cena ou os abraços cheios de memórias e afetos que as educadoras, professoras e professores dão aos mais novos no momento das despedidas, antes destes se lançarem em novas etapas educativas.