Castelo com intervenção arqueológica

Quem, por estes dias, visitar o Castelo de Montemor-o-Velho, junto à igreja de Santa Maria da Alcáçova vai deparar-se com um espaço vedado ao público. Em causa está a preparação do local para a realização de uma intervenção arqueológica a cargo da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
Por enquanto encontram-se a decorrer os trabalhos preparatórios, com a vedação e colocação de painéis decorativos e de identificação da intervenção que vai decorrer nos meses de setembro e outubro.
A iniciativa, realizada no âmbito de um “Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia”, aprovado pela tutela (DGPC/DRCC), vai ter responsabilidade científica de Flávio Imperial, arqueólogo da autarquia.
O Castelo de Montemor-o-Velho está classificado como Monumento Nacional, sendo que o local onde se encontra implantado deve ter tido ocupação pelo menos desde a Idade do Bronze, conforme é atestado pelos diversos vestígios arqueológicos encontrados. Infelizmente estes achados não provêm de intervenções arqueológicas, sendo resultado de achados fortuitos/ocasionais, maioritariamente provenientes das obras que o Castelo teve durante os finais do século XIX, pelo que a intervenção arqueológica a realizar pretende aferir da história da ocupação deste espaço ao longo dos últimos 3000 anos.
O Castelo, verdadeiro ex-libris concelhio, detém, já hoje, uma forte capacidade de atração turística, que poderá ser potenciada se os resultados desta intervenção forem significativos ao ponto de serem musealizados e inseridos no âmbito da visitação do monumento.