Paços do Concelho

Montemor-o-Velho

O edifício dos Paços do Concelho, onde funciona actualmente a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, foi edificado nos finais do século XIX, na actual Praça da República, que naquela altura era denominada Praça Príncipe D. Carlos. Pela leitura das Actas das Sessões da Câmara, sabe-se que já nos finais do ano de 1887, foi discutido pela Câmara o estado de ruína do edifício, e a necessidade da sua reconstrução . Nesta altura, era presidente da Câmara o Dr. José Augusto de Almeida Ferreira Galvão, que foi um dos principais impulsionadores desta obra.

Após a tomada de decisão de destruir o antigo edifício, para em seu lugar edificar um novo, ao longo de várias sessões foram sendo discutidos pormenores como a planta e o orçamento para este projecto. É através da imprensa da época, neste caso, mais uma vez, através do Correio da Figueira , que sabemos que a 4 de Junho de 1889 se lançaram as primeiras pedras para as fundações do novo edifício dos Paços do Concelho. A obra foi concluída a 9 de Abril de 1892.

O dia 17 de Junho de 1893 foi, certamente, um dia memorável para o Concelho, pois foi o dia em que se realizou a primeira Sessão da Câmara no novo edifício dos Paços do Concelho.