Fogueiras dos Santos Populares animaram Santo Varão

No dia 20 de junho, a Mata da Tapada, na freguesia de Santo Varão, encheu-se de cor e alegria num evento promovido pela Liga de Amigos de Santo Varão (LASV).

Sob o mote “Fogueiras dos Santos Populares”, Maria de Fátima Tarrafa, a presidente da LASV, esclareceu: “Este é um evento que quer recuperar a tradição dos santos populares e, ao mesmo tempo, dar uso a um espaço muito agradável da freguesia e que é pouco aproveitado”.

Ao “elogiar a abertura e a colaboração espetacular do executivo da Junta de Freguesia, nomeadamente com a limpeza feita ao espaço”, a dirigente referiu ainda que “o evento pretende também ser uma forma de angariar verbas para fazer melhoramentos na localidade ou colaborar com as instituições, sendo disso exemplo o desenvolvimento de esforços para conseguir levar a efeito o restauro da talha dourada da Igreja”.

Na iniciativa que juntou dezenas de convivas ao longo do serão, o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, acompanhado da tesoureira Maria Emília Rosa, reiterou “a vontade e o desejo de continuar a trabalhar em prol da população” e destacou: “Estamos a fazer melhorias em diversos espaços da freguesia e entendemos que a Mata da Tapada é um espaço de eleição que merece que todos cuidemos dele”.

De igual modo, o chefe de gabinete do Presidente da Câmara, Décio Matias, saudou a iniciativa e, com palavras de elogio à atuação da LASV e da Junta de Freguesia, enalteceu “as condições magníficas do espaço”.

Depois do jantar, os momentos de confraternização continuaram com a atuação do Grupo Cantares da Vila, de Pereira, e a organização colocou à disposição dos muitos convivas uma tasquinha repleta de doces tentações.

As “Fogueiras dos Santos Populares” procuraram dar continuidade ao esforço da LASV no desenvolvimento e promoção dos espaços e das tradições da freguesia.

Fonte: STIC/GAP (24-06-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince