Taça de Portugal Boccia Sénior Individual disputou-se em Montemor-o-Velho

O Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho recebeu, no dia 1 de julho, a Taça de Portugal Boccia Sénior Individual.

Organizada pela Casa do Povo de Abrunheira (CPA) e pela APPC - Associação do Porto de Paralisia Cerebral, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, a iniciativa reuniu 64 atletas em representação de 37 instituições do Norte e Centro do país.

O presidente da Câmara, Emílio Torrão, acompanhado do vereador do Desporto, José Veríssimo, fez questão de assistir ao início da atividade e aos primeiros jogos da manhã e, ao elogiar o “excelente trabalho da CPA”, reiterou que se tratou de “uma iniciativa brilhante”, demonstrando que “a atividade desportiva contribui para dar uma nova perspetiva da ocupação dos seniores, bem como estimula um envelhecimento mais saudável”.

Na iniciativa que contou também com a presença de Luís Ferreira e Pedro Fernandes, da APPC e responsáveis pela promoção e desenvolvimento da modalidade em Portugal, José Carvalho, presidente da CPA, avançou que a realização da Taça de Portugal em Montemor-o-Velho “é um prestígio e uma boa promoção para o concelho”, sendo, por isso, “um orgulho para a CPA organizar a final da prova”.

O dirigente congratulou-se ainda por a CPA ser considerada “uma das melhores organizações”, facto demonstrado pela realização no concelho, desde há cinco anos, de etapas ou finais do Campeonato Nacional ou da Taça de Portugal.

Os atletas da CPA, António Pimenta e João Cantante, que alcançaram respetivamente o 38º e 62º lugar, competiram sob o olhar atento do colega de equipa e que por pouco não foi apurado para a final, Aurélio Veneza, de 91 anos, da Carapinheira. O antigo jogador de petanca quis apoiar de perto os colegas de equipa e apesar de “quase marcar presença na final”, garantiu: “Para o ano volto a tentar!”.

Com 95 anos, José Augusto Silva, da Associação Cultural e Recreativa É Bom Viver, de S. João da Madeira, foi o atleta mais velho em prova e, este ano, terminou a competição em 10º lugar.

“Jogo Boccia há cerca de 5 anos e no ano passado fui campeão nacional”, afiançou cheio de orgulho.

Na edição de 2015 e no final dos 112 jogos disputados, o título acabou por ser conquistado por Fernando Oliveira Lopes, da equipa da Câmara Municipal da Maia, ficando em segundo lugar António Pinho da Silva, Associação Cultural e Recreativa É Bom Viver e, a fechar o pódio, António Vieira Marinho, da C. Maia Sénior.

Recorde-se que a CPA desenvolve a modalidade há sete anos, tem a única equipa do distrito a competir em provas oficiais e tem 15 atletas federados.

Fonte: STIC/GAP (07-07-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince