Folclore e Etnografia esteve em debate em Coimbra

O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, marcou presença nas XIX Jornadas Técnicas de Etnofolclore, dinamizadas pela Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM), no dia 21 de novembro.

A iniciativa decorreu na Casa Municipal da Cultura de Coimbra e, à margem das jornadas, o edil montemorense referiu: “É de destacar o papel destas associações em prol da preservação do património imaterial Português, das manifestações genuínas de um povo, da cultura popular e tradição oral”.

“Salienta-se a atuação da AFERM nesta demanda em organizar e promover o diálogo entre os diversos agentes”, disse.

Na sessão de abertura, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, referiu que “as jornadas são uma oportunidade para celebrar, divulgar e preservar as culturas tradicionais, o folclore e a etnografia”, destacando que Coimbra vive “uma fase de rica, plural e intensa atividade cultural”, na qual é possível coexistir umas jornadas de Etnofolclore e uma Bienal de Arte Contemporânea, a Anozero.

De igual modo, a presidente da AFERM, Sandra Lopes, lembrou a missão e atividade da associação, que assinala este ano três décadas de existência, bem como desejou que a iniciativa possa ser “uma ação de formação e valorização para todos os participantes”.

Fala para que eu veja! O que nos dizem os provérbios?; a Dança Popular: autenticidade, beleza e alegria na execução; e Tesouros do Povo – Pampilhosa e o seu linguajar foram alguns dos temas que estiveram em debate.