Mérito, Educação, Cultura e Desporto em destaque na reunião do Executivo

No dia 25 de janeiro, na reunião ordinária do executivo montemorense, foi dado início ao processo de abertura das candidaturas para as bolsas de estudo e para os programas de apoio ao desporto, associações e IPSS´s.

As medidas representam um investimento municipal global na ordem dos 176 mil euros.

Pela primeira vez desde que foi aprovado o regulamento de apoio municipal a Associações Culturais, Recreativas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), vão ser colocados em prática dois novos instrumentos que pretendem criar uma nova forma de diálogo entre o município e a instituições: o Mérito e a Carteira Municipal de Espetáculos.

Assim, o apoio do Mérito será atribuído aquando do encerramento dos projetos e a Carteira Municipal de Espetáculos pretende divulgar o trabalho das associações, reforçando, a título de exemplo, a itinerância e a cooperação institucional. “Ficam vinculadas à integração na Carteira Municipal de Espetáculos todas as associações culturais e recreativas que forem apoiadas no âmbito do Programa de Apoio à Atividade Regular, pelo que terão de participar no mínimo em dois eventos, no corrente ano”, pode ler-se no nº2 do artigo 12º do regulamento.

Ainda antes do período da ordem do dia, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, propôs a atribuição de um Voto de Louvor Público a Isabel Verão. A professora “terminou recentemente a sua brilhante carreira profissional, primeiro como professora do ensino secundário e mais recentemente como diretora do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, funções que sempre desempenhou com total e incondicional disponibilidade, competência, zelo e dedicação, com um particular sentido humanista e de elevada sensibilidade comunitária e social, tendo, por isso, contribuído para que as crianças e jovens deste concelho tenham beneficiado e beneficiam de uma carreira escolar de elevada qualidade e com manifesto aproveitamento para o seu futuro profissional e social”, justificou.

Aprovado por unanimidade, o voto vai ser lido na cerimónia pública a realizar no próximo sábado, dia 30, às 12h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Emílio Torrão esclarece corte de árvores no Centro Náutico

Interpelado pelo vereador Jorge Camarneiro sobre “o completo e total abate das árvores da alameda” de acesso ao Centro Náutico, o Presidente da Câmara, Emílio Torrão, referiu que “foi feito um pedido à APA – Agência Portuguesa de Ambiente que se pronunciasse sobre o estado das árvores” e que, recentemente, “houve a autorização, por parte do ICNF, para que a APA procedesse ao abate das árvores”.

Na ocasião, e mostrando fotografias do estado das árvores, Emílio Torrão, esclareceu: “No dia 11 de janeiro, duas das árvores estavam a desfazer-se e a cair em cima dos carros, tendo causado até um incidente com o barco de apoio do Centro Náutico, pelo que o Serviço Municipal de Proteção Civil teve de intervir”.

“Chamo a atenção que o problema destas árvores se reflete em duas formas: no caule, que se encontrava em avançado estado de degradação, e a partir do meio do tronco, ainda mais perigoso”, asseverou.

Ao reiterar que “a Câmara Municipal está disponível para colaborar com a APA”, o edil deu conta que aquele organismo tem “a intenção de proceder à plantação de novas árvores”.