1,3 milhões de euros para requalificar o Convento dos Anjos

O Convento de Nossa Senhora dos Anjos, em Montemor-o-Velho, vai entrar em obras e prepara-se para ser alvo de uma renovação profunda do interior e da envolvente, representando um investimento global próximo de 1,3 milhões de euros.
A primeira intervenção, no interior do convento, vai arrancar em breve. Com o objetivo de preservar o património existente no concelho, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho pretende dar uma nova vida ao convento e ao centro histórico da vila.
A aguardar o resultado de uma candidatura ao Programa Centro 2020, as obras de requalificação do espaço interior do convento representam um investimento próximo dos 620 mil euros.
As mudanças vão começar logo no acesso ao convento, com o espaço a ficar preparado para dar uma resposta global de mobilidade.
No rés-do-chão, o claustro vai poder receber exposições ao longo do ano, o jardim vai ser requalificado, assim como vão ser criadas instalações sanitárias para pessoas com mobilidade condicionada.
A sala “De Produndis” vai ser reabilitada, tal como a sala do Capítulo e os espaços que eram utilizados, à época, como cozinha e refeitório.
No 1º andar, o claustro superior vai ser o espaço expositivo central do convento, sendo ainda acompanhado por outros espaços: a antiga biblioteca e os dormitórios, que serão utilizados como espaços de reserva para colocação de peças e documentos.
Esta é uma oportunidade de valorização da vila e do concelho, que permitirá revitalizar a dinâmica turística e cultural de Montemor-o-Velho, reforçando a imagem de um concelho dinâmico, capaz de conjugar e valorizar património, tradição e modernidade na implementação locais de fruição cultural com capacidade de atrair novos públicos.
Esta é uma das 50 empreitadas que o Município de Montemor-o-Velho tem em curso nas 11 freguesias do concelho e cujo investimento total ultrapassa os 8,5 milhões de euros.
Mesmo em tempo de pandemia, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho não pára e continua a avançar com os projetos essenciais para o futuro do concelho e para o bem-estar dos Munícipes, promovendo a retoma e o crescimento da economia.