Festival do Arroz e da Lampreia incentivou a criação da Delícia do Baixo Mondego

Sabor, tradição, qualidade, doçaria e inovação são atributos que o Festival do Arroz e da Lampreia, em Montemor-o-Velho, tem reforçado ao longo dos últimos anos. A edição de 2021 decorreu num formato diferente, mas a criatividade esteve em alta para o Centro Social e Paroquial (CSP) de Meãs do Campo, que voltou a surpreender com a sua mais recente tentação gastronómica: a Delícia do Baixo Mondego.

Para além de delicioso e inovador, este novo doce é também ecológico, uma vez que substitui o recipiente em plástico por um copo feito com uma base de farinha de arroz, que depois é recheado com o tradicional arroz doce. "É um doce com 100% de aproveitamento, sem espaço para o desperdício”, explica Susana Medina, da direção do CSP de Meãs do Campo, enquanto prepara mais um tacho da tentadora iguaria.

Mas a criatividade doceira do CSP de Meãs do Campo não se fica por aqui. A oferta é variada e sempre tentadora: para além do arroz doce, simples e quentinho, pode combinar com cobertura de mirtilo ou doce de abóbora, tem ainda a bateira, com muitas opções de recheio e, agora, a Delícia do Baixo Mondego.

Ao sublinhar que são iguarias “de alta qualidade e feitas com os melhores ingredientes dos produtores locais”, Susana Medina, da direção do CSP de Meãs do Campo, lembrou que “a preparação do arroz doce foi um projeto iniciado pela direção anterior, em 2014, e que participava em diversos eventos, tal como a Feira do Ano e o Festival do Arroz, como forma de angariação de fundos para fazer face às despesas e outras projetos da instituição”.

“Em maio de 2020, começámos a fazer uma vez por mês no Pátio Bar. As pessoas, através do nosso site ou do facebook, encomendam ou, se se justificar, nós vamos entregar no concelho de Montemor-o-Velho”, esclareceu.

O arroz doce quentinho acabado de fazer volta a desafiar os apreciadores no dia 1 de maio.

As encomendas podem ser feitas pelo telefone 962470442 ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Para mais informações, ver www.facebook.com/CSPMeas

“Quinta dos Avós” amplia espírito empreendedor do CSP de Meãs do Campo

No âmbito da sua atividade junto da comunidade sénior e na resposta a um desafio da direção, as técnicas dos CSP de Meãs do Campo puseram, literalmente, as mãos à obra e criaram a “Quinta dos Avós” que foi, recentemente, um dos vencedores do prémio Mais Ajuda do LIDL.

“Na altura do confinamento os idosos estavam mais isolados do mundo e, por isso, começámos com uma pequena horta para irem vendo os legumes a crescer. Com esta atividade é possível trabalhar, por exemplo, a parte da demência, fazer terapia por reminiscência e estimulação cognitiva”, referiu Teresa Tomé, psicóloga da instituição.

De igual modo, Ana Batista, animadora social, avançou que “o valor do prémio vai ser usado para fazer crescer o projeto, de modo a trabalhar com os idosos, realizar atividades intergeracionais mas também trazer idosos de outras instituições e das escolas do concelho e, num futuro próximo, abrirmos a Quinta dos Avós também ao público”.

Para já, “os resultados são muito positivos, com muitos dos idosos a saírem das paredes da instituição e virem tratar dos legumes. Alguns deles até já se aventuram a apanhar para comer um ou outro morango às escondidas”, revelou, divertida.