Ponte Militar começa a ser instalada no Pontão da Lavariz

O Município de Montemor-o-Velho, em parceria com o Regimento de Engenharia nº 1, do Exército Português, está a instalar uma ponte militar no Pontão da Lavariz. Esta estrutura temporária, cujos custos inerentes à montagem e utilização mensal vão ser suportados pela Autarquia Montemorense, vai possibilitar a reabertura da circulação rodoviária, em segurança, para a estrada do campo na Carapinheira, até que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) construa a nova obra de arte projetada para substituir o Pontão.
Recorde-se que a via que tem estado fechada ao trânsito devido a graves problemas estruturais no Pontão da Lavariz, após as últimas inundações ocorridas no Vale do Mondego, facto que muito condiciona a população do concelho de Montemor-o-Velho e limita o acesso aos campos agrícolas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, “este é um momento muito especial para todos nós e é o resultado de um intenso esforço e vontade, não só da minha equipa e dos serviços da Autarquia, mas também das diversas entidades, em criar uma solução transitória que dê uma resposta efetiva às necessidades e aos anseios da população que diariamente transita, trabalha e circula no nosso concelho e que viu, durante tanto tempo, a sua mobilidade condicionada”.
“Hoje demonstramos que não esquecemos a situação do Pontão da Lavariz, e que movemos todos os esforços para a sua resolução". Emílio Torrão salientou ainda que "esta é mais uma etapa no longo caminho pela segurança rodoviária nesta importante via de comunicação. Não poderíamos continuar com esta estrada encerrada até à nova ponte estar concluída e, com a colaboração do Exército Português e da APA, encontrámos uma solução que vai, finalmente, reabrir ao trânsito no Pontão da Lavariz.”

A ponte militar, com 27 metros de comprimento e 5,5 metros de largura, vai permitir a circulação alternada e em segurança de viaturas até 60 toneladas. Cerca de 20 militares do Regimento de Engenharia nº 1, de Tancos, estão já no local, apoiados por duas viaturas plataforma (camiões semirreboque), uma viatura basculante, uma viatura transporte pessoal, uma viatura de transportes gerais, uma viatura ligeira e uma multicarregadora telescópica, para montagem da ponte militar.
Durante a última semana, os serviços do Município de Montemor-o-Velho realizaram os trabalhos prévios de preparação de solo, remoção de materiais e inertes e de preparação de taludes para criação de plataforma de assentamento da ponte, demonstrando a capacidade de intervenção da Autarquia.