Avós e netos desvendam livro de Lurdes Breda em Liceia

A Junta de Freguesia de Liceia assinalou, na tarde de domingo, dia 31 de julho, o Dia Mundial dos Avós com um momento muito especial: a apresentação do livro de Lurdes Breda, com ilustrações de Tânia Clímaco, "Eh pá, não sejas coca-bichinhos!".

O vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, elogiou a iniciativa da Junta de Freguesia de Liceia, que "juntou avós, netos, pais e amigos num convívio intergeracional em torno das fantásticas histórias da Lurdes Breda".

Também Joaquim Martinho, presidente da Junta de Freguesia de Liceia, e Carlos Fernandes, da Editora Hora de Ler, deixaram palavras de incentivo e de agradecimento à escritora Lurdes Breda.

Ao apresentar o livro da sua conterrânea, Telma Simões afirmou que "é uma honra para Liceia ter uma escritora como a Lurdes" e, ao desvendar algumas "expressões bichosas", salientou que o "Eh pá, não sejas coca-bichinhos!" pode ser uma oportunidade para aprofundar as relações entre avós e netos e para brincar.

A escritora Lurdes Breda revelou que o livro, que é também um pequeno dicionário, é "uma expedição à descoberta de preciosos tesouros da Língua Portuguesa, escondidos pelos locais mais extraordinários do reino animal". Para além de "preservar no tempo um rico património da língua e da cultura portuguesa", o Coca-bichinhos é também um "brinquedo em forma de papel", que "chama a si a família, incita ao brincar, à partilha, à cumplicidade e, sobretudo, aos afetos".

Com mais de 30 livros editados em Portugal, no Brasil e em Moçambique, Lurdes Breda conta já com cinco livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL). É o caso de "O Alfabeto Trapalhão", "A árvore mágica", "Contar histórias com a avó ao colo", "100 papas na língua" e "Crónicas de um Bufão na corte de Dom João".

A iniciativa contou ainda com momentos musicais com Carolina Fernandes.