FolcloEreira regressa com celebração do folclore concelhio

A Ereira viveu, este domingo, dia 31 de julho, uma tarde inesquecível dedicada ao folclore, à etnografia e à cultura concelhia.
O regresso do FolcloEreira, após dois anos de pandemia, ficou marcado pelo reencontro de seis grupos folclóricos de diferentes freguesias do concelho de Montemor-o-Velho no III Festival de Folclore Concelhio. Junto ao Esteiro da Ereira, o Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira, o Rancho Folclórico da Carapinheira, o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego de Santo Varão, o Grupo Folclórico da Vila de Pereira, o Rancho Folclórico e Regional do Seixo e o Grupo Folclórico da Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira voltaram a encantar o muito público presente.

Na ocasião, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, deu os parabéns ao Grupo Folclórico da ACDS da Ereira por fazer novamente este encontro concelhio: "Assistir às atuações dos grupos folclóricos e ver as nossas tradições aqui representadas num palco como este é, sem dúvida, uma grande alegria para todos."

Com palavras de agradecimento e emoção, Fernando Curto, presidente do Grupo Folclórico da ACDS Ereira, revelou que "este foi o ano zero para o grupo e é um orgulho tremendo voltar a trabalhar, a ensaiar, a conviver, a partilhar e a dançar". Falando do III Festival de Folclore Concelhio de Montemor-o-Velho, Fernando Curto sublinhou que "é um projeto para continuar pois é uma forma de unir os grupos do concelho e mostrar a nossa cultura através do folclore".

Também o presidente da Junta de Freguesia da Ereira, Vasco Martins, deixou palavras de elogio ao Grupo Folclórico: "é uma mais valia que muito honra a freguesia e que leva o nome da Ereira além fronteiras".

O FolcloEreira marcou o início dos festejos em honra de Nossa Senhora do Rosário que, no sábado, já tinham contado com uma garraiada e um jantar convívio e a atuação do grupo Wave. As festas continuam nos dias 12, 13 e 14 de agosto.