Município de Montemor-o-Velho aposta na gestão dos Biorresíduos

O Município de Montemor-o-Velho está a desenvolver um conjunto de medidas que visam a implementação de um sistema de recolha seletiva de Biorresíduos. Esta sexta-feira, dia 28 de outubro, foi dado mais um passo para a sua concretização com a aquisição de uma nova viatura 100% elétrica para a recolha de Biorresíduos.

Ao reforçar que o Município de Montemor-o-Velho, “continua, com empenho, a tomar medidas que promovem a sustentabilidade ambiental, a redução da pegada ecológica e a promoção da descarbonização”, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, sublinhou que “o reforço da frota ao serviço do Ambiente pretende servir os munícipes".
"A missão de defender e valorizar o nosso território, o Ambiente e a Natureza é uma tarefa coletiva. O sucesso destas medidas só é possível se todos/as caminharmos na mesma direção”, frisou o edil montemorense.

Com um investimento de cerca de 69 mil euros, a viatura, adquirida no âmbito da candidatura “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos”, teve uma comparticipação de 75% ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Recorda-se ainda que, em setembro e no âmbito da mesma candidatura, o Município passou a contar com uma viatura para recolha de seletiva de resíduos verdes, representando um investimento a rondar os 116 mil euros, comparticipado em 75% pelo POSEUR.

Por forma a dar cumprimento à obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva de Biorresíduos até ao final de 2023, o Município de Montemor-o-Velho vai continuar a desenvolver esforços no sentido de esclarecer e informar os/as munícipes, de modo a incentivar à recolha e valorização dos biorresíduos.

Mais informações:

Importa lembrar que os resíduos alimentares constituem uma parte muito significativa dos resíduos urbanos, representando, no concelho de Montemor-o-Velho, cerca de 40% de todos os resíduos urbanos recolhidos.
Com esta operação “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos”, o Município pretende dotar todo o concelho de Montemor-o-Velho de um serviço de recolha seletiva de Biorresíduos, com vista à valorização dos resíduos alimentares e dos resíduos verdes, assumindo abordagens diferenciadas em função da área a servir, dos produtores de resíduos e das tipologias de resíduos a recolher.

De sublinhar que os novos documentos de referência - como o PERSU (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) 2020+, o Pacote dos Resíduos ou a Diretiva dos Plásticos - introduzem metas acrescidas para a gestão dos Biorresíduos.

Assim, para além das viaturas já adquiridas para a recolha resíduos alimentares e dos resíduos verdes, a operação “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos” tem como objetivos:
- Criar condições para que o Município possa cumprir a obrigatoriedade de recolher seletivamente os Biorresíduos a partir de 31/12/2023;
- Dotar todo o concelho de um serviço de recolha seletiva de Biorresíduos e assegurar a sua valorização;
- Educar e sensibilizar a população para a necessidade de recolher seletivamente os Biorresíduos e de os valorizar;
- Contribuir para as metas nacionais e regionais no âmbito da gestão de resíduos definidas no PERSU 2020 e no PERSU2020+, com particular destaque para as metas de preparação para reutilização e reciclagem e de deposição de RUB.
- O serviço de recolha seletiva a implementar assumirá abordagens diferenciadas em função da área a servir (Centro Histórico/restantes áreas do concelho), dos produtores de resíduos (sector doméstico/sector não doméstico) e das tipologias de resíduos a recolher (resíduos alimentares/resíduos verdes).

Estão previstas ainda as seguintes ações:
- Contentores para resíduos alimentares a instalar nas ilhas ecológicas, existentes e a criar, no Centro Histórico;
- Contentores de 360 litros para resíduos alimentares a instalar junto aos contentores para deposição de resíduos indiferenciados já existentes no concelho;
- Contentores de 10 litros para separação de resíduos alimentares a distribuir a cada alojamento;
- Contentores de 40 litros para separação de resíduos alimentares no sector não doméstico;
- Contentores de 120 litros e de 240 litros para deposição de resíduos alimentares no sector não doméstico;
- Sacos reutilizáveis para resíduos verdes a distribuir nas moradias do concelho;
- Campanha de informação, divulgação e sensibilização.